
Conhecida por sua pujança agrícola, Maracaju também se destaca como modelo de combate à violência doméstica. A Rede de Apoio local, liderada pela Coordenadoria da Mulher e pela Primeira-Dama, Meire Calderan, atraiu, na semana passada, uma equipe da TV Morena (afiliada da TV Globo) para mostrar os avanços na estrutura e dinâmica que já foram visitados por mais de oito municípios do estado.
Entre os destaques, estão a inauguração da Sala Lilás no Hospital Ivanir Rodrigues Antunes – nomeada em homenagem à profissional dedicada que foi vítima de feminicídio – e o simbólico plantio de 17 girassóis na Praça Central. “O girassol é uma planta que está sempre virada para o sol, buscando a luz. Assim como nossos corações, plantamos essas 17 flores em memória das vítimas de feminicídio em nosso estado, que infelizmente não estão mais vendo a luz. Nosso objetivo é que Maracaju continue sendo luz e inspiração para outras cidades”, declarou Jamaika do Carmo, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, compartilha:
A “Rede de Apoio” une instâncias como Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Poder Judiciário, CREAS, Secretaria de Assistência Social, Sala Lilás e o hospital municipal, sendo esta última com grande destaque, garantindo atendimento humanizado – com equipe médica e psicológica – assegurando privacidade e proteção às vítimas.
Outro pilar forte são as oficinas de empregabilidade, promovidas pela Coordenadoria da Mulher para que mulheres possam gerar renda e conquistar independência financeira, num caminho concreto para romper ciclos de violência.
A Dra. Gláucia Valério, Delegada da Polícia Civil, reforçou a importância de atuar desde a base.
“Precisamos educar nossas crianças para respeitar as meninas e mulheres, desconstruindo o machismo desde cedo. Paralelamente, trabalhamos com agressores, em parceria com o Judiciário, buscando romper com o pensamento retrógrado que alimenta a violência.”
Diversos municípios já visitaram Maracaju para conhecer o modelo de atendimento integrado:
- Sidrolândia: a Primeira-Dama Valéria Aguilera Basso chefiou comitiva para conhecer salas de acolhimento e o Programa Mulher Segura.
- Delegacias menores como as de Rio Negro, Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul, Terenos e Bonito passaram a implantar Salas Lilás inspiradas na experiência de Maracaju
- A visita à Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande por representantes de Maracaju foi copiadora de aprendizados e práticas que hoje funcionam em solo maracajuense
Com isso, Maracaju superou o status de “cidade do agronegócio” e reafirma sua atuação como pioneira na proteção e empoderamento feminino. A combinação de acolhimento – por meio da Sala Lilás –, capacitação de agressores e iniciativas simbólicas como o plantio dos girassóis eleva a cidade a um patamar de referência estadual. Com reconhecimento da TV Morena e de várias prefeituras vizinhas, Maracaju consolida uma rede forte e duradoura na luta pelo fim da violência contra a mulher no Mato Grosso do Sul.
Assessoria de comunicação
.png)


.png)



