Acadêmico da Uems, e estagiário da Embrapa, representa MS no Parlamento Nacional da Juventude pela Água

O acadêmico do 5º ano de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) em Dourados, José Henrique Pastorelli Junior, de 23 anos, foi selecionado para representar Mato Grosso do Sul, no Parlamento Nacional da Juventude pela Água (PNJA) da Associação Brasileira de Recursos Hídricos.

Desde o segundo ano da graduação, o acadêmico da UEMS começou a ter interesse pela temática, quando teve monitorias e matérias relacionadas a água, isto somados aos conhecimentos adquiridos no estágio na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, que começou em agosto a dezembro deste ano. Pastorelli Junior está sendo orientado pelo pesquisador Danilton Luiz Flumignan, da área de Irrigação e Agrometeorologia.

Para Rosa Asmus, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da UEMS, “o acadêmico teve um diferencial que uniu inteligência e interesse pelos estudos, além de demonstrar maturidade ao escolher já nos primeiros semestres a área em que gostaria de seguir profissionalmente, o que fez toda a diferença para os resultados obtidos”, afirma.

“Acredito que esta seja uma grande oportunidade de desenvolvimento profissional para o José Henrique. Uma oportunidade em que ele deverá interagir com outros jovens representantes do Brasil e com lideranças do setor de âmbito nacional. É também uma oportunidade para crescer profissionalmente, podendo inclusive desenvolver habilidades de liderança, não mais se restringindo ao nível acadêmico”, diz Flumignan, pesquisador da Embrapa.

Foram 33 jovens escolhidos no Brasil, sendo dois do Mato Grosso do Sul. A iniciativa da seleção é da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) inspirada no modelo Nacional do “World Youth Parliament for Water” para reunir e promover a participação e o engajamento dos jovens brasileiros na gestão de recursos hídricos, bem como o engajamento dos mesmos no VIII Fórum Mundial da Água, em Brasília, no ano de 2018. A primeira assembleia geral do Parlamento dos dias 20 a 22 de novembro, em Brasília. E dos dias 22 a 27, do Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, como parlamentares.

Pastorelli Junior explica que o objetivo desse Parlamento é “gerar documentos e fomentar a educação ambiental em relação aos recursos hídricos, tudo isto para chegar em 2018 e representar o país no Fórum Mundial.”

O acadêmico já vem demonstrando seu perfil na área ambiental á algum tempo. Em 2014, por exemplo, ele foi um dos vencedores do Concurso Cultural “Ideia e Energia”, promovido pela Petrobras, que identificou ideias inovadoras para geração de energias menos poluentes. Também conquistou o prêmio de melhor trabalho científico durante o VI Encontro Regional Norte/Nordeste dos Estudantes de Engenharia Ambiental – VI EREEAmb, em Manaus/AM com o trabalho “Comparação entre solo degradado e não degradado pelo pisoteamento bovino em APP, utilizando parâmetros físicos e químicos do solo”.

Sílvia Zoche
Embrapa Agropecuária Oeste