Após três anos, Nipo volta a realizar o Undokai com apoio do Governo do Estado

Fundesporte

Campo Grande (MS) – Tradicional evento da comunidade nipo-brasileira campo-grandense, o Undokai está de volta após três anos. Com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), a gincana chega à 35º edição, que acontece no domingo (15), a partir das 8 horas, na sede campestre da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira (AECNB), em Campo Grande.

Para o presidente da AECNB, Nilson Tamotsu Aguena, a expectativa está alta após a paralisação do evento em razão do período crítico da pandemia da Covid-19. A última edição foi realizada em 2019. “Como estamos há algum tempo sem realizar o evento, estamos bem otimistas. Se o tempo não atrapalhar, esperamos um público acima de duas mil pessoas, entre familiares, amigos e simpatizantes da cultura japonesa”, declara o presidente.

O diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho, lembra que o Undokai é uma significante peça na cultura nipo-brasileira do estado. “A falta dessa celebração nos últimos anos serviu para lembrarmos de sua importância. É um espaço onde todos podem estar juntos e se divertir fraternalmente, lembrando dos antepassados que trouxeram essa tradição para nosso estado”.

Undokai, numa tradução livre, é uma reunião esportiva. A palavra surge da junção de “undô”, que significa esporte e movimento, e “kai”, traduzido como reunião. É um dia dedicado a aproximar amigos e familiares por meio do esporte e do lazer. Foi criado há cerca de 130 anos para ajudar a introduzir na cultura japonesa a Educação Física e os esportes ocidentais, na escola.

Em Campo Grande, o evento une várias gerações de japoneses e descendentes. Nesta edição a disputa inclui corridas, pesca peixe e garrafas, caça ao tesouro, cabo de guerra e bola ao cesto. Ainda há tendas com comidas e produtos típicos japoneses.

O Undokai tem início às 8 horas, com entrada franca. A sede de campo da Nipo fica na saída para Três Lagoas, no quilômetro dois da BR-262.

Clara Rockel e Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Foto de destaque: Divulgação