Artigo: se a comunicação falha, o mercado absorve?

*Osmar Silva

A velocidade que o mercado atual se move, cria a necessidade de aprimoramento profissional diário, é preciso por muitos momentos se reinventar para que a sua carreira profissional te mantenha no mercado de trabalho.

Não bastasse a concorrência por vagas de emprego, pandemia do covid, novas modalidades de vagas, marketing, atividades digitais, é preciso conviver cada dia mais com um mercado virtual de profissionais ou não.

A comunicação individual, fiel para cada pessoa tem crescido e nós meros mortais não podemos nos dar ao luxo de não estar dentro desse meio.

Reinventar-se, ressurgir das cinzas e nos comunicar com o mundo virtual ganhou necessidade primordial na atualidade. Parafraseando um dos grandes comunicadores que não esta mais entre nós e que muito marcou na carreira de artistas, e dos mais experientes, o Chacrinha, literalmente “quem não se comunica se trumbica”, e se você não conhece essa frase por mais antiquada que se pareça, está atrasado de novo, ficando fora de um mercado que se move com nuvens ao vento.

A necessidade de falar melhor, de aprender a dominar técnicas virtuais, marketing digital, celulares e a linguagem que muitos jovens aplicam nas redes sociais, por exemplo, não é mais luxo, é agarrar-se de qualquer maneira para não ficar de fora da atualidade.

Faça chuva ou faça Sol, os olhos precisam estar bem abertos a tela do aparelho de celular, acompanhando e interagindo com o virtual e cada vez mais, se aprimorando por incrível que pareça de maneira global e individual, uma vez que, ao mesmo tempo que fala, para todos, é preciso dirigir-se individualmente a cada um com profissionalismo, conhecimento e interação, para que o seu público confie e reprise o seu conhecimento e a sua comunicação.

É preciso estar presente nas redes sociais, demonstrando conhecimento, sabendo se comunicar e fidelizando o público para que a sua carreira profissional seja chipada pela sua audiência virtual.

*Pedagogo, radialista, palestrante