Assistência Social e Amor Exigente dão palestra sobre prevenção as drogas

A Secretaria de Assistência Social em parceria com o programa Amor Exigente realizou junto as famílias uma palestra de capacitação sobre prevenção orientação e recuperação de dependentes químicos.

De acordo com Vera de Oliveira assistente social hoje no município 98% dos casos atendidos no CREAS Centro de Referência Assistência Social tem envolvimento de álcool que é uma droga lícita, segundo ela um aporta aberta para outras drogas mais pesadas além de ser o caminho da violência agressão e principalmente a deterioração da família.

“O Amor-Exigente são grupos de apoio e ajuda mútua que encoraja a pessoa a agir em vez de só falar; constrói a cooperação familiar e comunitária e desencoraja a agressividade e a violência.” Estiveram em Maracaju Fernando Pulcherio Coordenador Regional Ms, Arnaldo Rodrigues Coordenador de Grupo e Paulo Awadi Coordenador de Grupo.

Para Fernando prevenção é a base, e a família é a solução, por isso tem que estar preparada para identificar o problema e evitar que ele chegue até sua casa, quando estiver na casa, saber como enfrentar as situações, o vício é uma doença e o viciado em drogas é uma doença grave. “ trabalhamos sim com jovens adolescentes viciados, mas, preparar as famílias é tão ou mais importante para o enfrentamento do vício, o viciado depois de um estágio ele não sabe mais o que é bom ou ruim, bom pra ele é a droga,e a família tem que saber enfrentar isso e como enfrentar;começar cedo, saber por limites, saber dizer não, dialogar, cuidar, vigiar, o exemplo dos pais e convivência é o que deve servir de exemplo pra os filhos” disse Fernando.

Assessoria de Imprensa