Atletas com deficiência vencem provas de 15 km, com padrinho da Corrida do Pantanal na torcida

 

A edição 2023 da Corrida do Pantanal teve duas categorias para pessoas com deficiência (PcD): cadeirantes e deficientes visuais. Os competidores que participaram das provas de 15 km contaram com o apoio de um torcedor especial: Yeltsin Jacques, padrinho do evento. Campo-grandense e deficiente visual, Yeltsin é recordista mundial dos 1.500m e medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. História que começou em 2009, com os primeiros passos no esporte em sua terra natal.

“É maravilhoso ser agraciado com esse convite para ser padrinho da Corrida do Pantanal. Eu, que muitas vezes levei o nome de Campo Grande e Mato Grosso do Sul para o Brasil e o mundo. Faço parte desde o início, gosto de brincar dizendo que eu corria aqui quando tudo ainda era mato. Naquela época eram provas menores, mas éramos muito unidos. Hoje a gente tem um grande evento com milhares de pessoas. Para mim, é maravilhoso poder estar aqui e lembrar de toda essa trajetória construída ao longo dos anos”, contou Yeltsin.

A amazonense Josimara Andrade, que atualmente treina em Belo Horizonte, venceu na categoria PcD entre deficientes visuais no naipe feminino. A atleta dedicou a vitória aos pais, Edimar e Ana Maria, que segundo ela são seus maiores incentivadores na corrida de rua.

“Esse esporte representa para mim superação e dedicação. A gente vê o resultado de cada treino e desafio quando consegue alcançar nosso objetivo. Tive uns contratempos no caminho, mas tenho Deus em primeiro lugar, que sempre me dá força, e tenho ao lado meus pais, Edimar e Ana Maria que me dão força mesmo à distância, e meu guia Rodrigo dos Santos Sudário. Nada disso seria possível se não fosse todo esse incentivo que eu tenho. Essa é uma conquista em conjunto, não é só minha, é nossa”, disse Josimara.

Campeão entre os cadeirantes masculinos, Leonardo de Melo elogiou a Corrida do Pantanal tanto pela qualidade do percurso como por dar oportunidade às pessoas com deficiência de participarem de provas de alto nível. “Isso é muito importante para o nosso paradesporto, contarmos com provas com essa visibilidade em nível nacional e internacional. Subir o último quilômetro foi a parte mais cansativa, mas o percurso é lindo, gostei da prova e pretendo voltar mais vezes. Quem sabe ano que vem eu consiga o bicampeonato, se Deus quiser”, contou Leonardo.

Resultados da Corrida do Pantanal 2023 – Pessoas com deficiência

Categoria deficiente visual – 15 km feminino

1º – Josimara Andrade Michiles – 01h26m02

2º – Adriana de Jesus Trindade – 01h38m17

Categoria deficiente visual – 15 km masculino

1º – Leonardo Moraes da Silva Messias – 53m58

2º – Caíque Mendonça da Silva – 01h08m51

3º – Alcides Luiz de Campos – 01h19m03

Categoria cadeirante – 15 km feminino

1º – Angelina Nascimento da Silva

Categoria cadeirante – 15 km masculino

1º – Leonardo de Melo – 39m31

2º – Carlos Pierre – 40m41

3º – Wendel Silva Soares; 44m02

4º – Rogério Costa Lima – 49m04