Corrida do Pantanal tem vitória inédita de brasileiro e queniana na elite dos 15 km

É do Brasil! Neste domingo (08/10), pela primeira vez um brasileiro venceu uma prova de elite da corrida de rua em Campo Grande, considerando o histórico de eventos organizados pelo Sesi e pela TV Morena: Volta das Nações (2009 a 2014) e Corrida do Pantanal (desde 2022). O baiano Fábio Jesus Corrêa quebrou a hegemonia dos africanos, que haviam vencido todas as provas anteriores. Entre as mulheres, deu a queniana Scholastica Jepkemboi.

Fábio teve como concorrente estrangeiro o tanzaniano Decta Bonephance, além de outros sete brasileiros. O baiano fez uma prova tranquila e não foi ameaçado pelos demais competidores durante a maior parte do percurso. Após cruzar a linha de chegada e ter o resultado confirmado pela organização, o baiano comentou sobre o feito inédito e destacou o alto nível da Corrida do Pantanal.

“Essa vitória representa muita coisa para mim, estar no meio de estrangeiros e atletas de ponta. Muitos falam que quando tem africano, a gente não vai conseguir ganhar. Mas eu acredito que a gente também é capaz, basta acreditar, focar e treinar, porque eles treinam bastante, eles focam para isso. É uma prova boa para testar o atleta, não tem tanta curva, é boa de correr. Só pesa um pouco o declive, tem bastante sobe e desce, mas foi nota 10. Hidratação foi excelente, a organização está de parabéns”, afirmou Fábio.

A queniana Scholastica Jepkemboi disse que ficou surpresa com a conquista do troféu de campeã em Campo Grande. “Essa vitória significa muito para mim. Agradeço a Deus por chegar em primeiro lugar, eu não esperava. Na África é muito difícil competir. Não é sempre que se consegue chegar em primeiro lugar. Mas aqui no Brasil eu lutei, batalhei e cruzei a linha de chegada em primeiro. Me sinto bem com isso”, disse a atleta.

Resultados da Corrida do Pantanal 2023 – Atletas de elite 15 km

Masculino

1º – Fábio Jesus Correia – 47m24

2º – Wellington Bezerra da Silva – 47m37

3º – Glenison Gilbert de Carvalho – 47m49

4º – Pablo Fagundes da Costa – 47m57

5º – Ronan Moraes da Silva – 48m03

Feminino

1º – Scholastica Jepkemboi – 57m09

2º – Susane de Araújo Martins – 57m30

3º – Beatriz Leite do Nascimento – 1h04m13

4º – Gisele Bittencourt Venâncio – 1h04m22

5º – Edinara Regieli dos Santos Sanches – 01h04m44