Carteiros adotam smartphone para registrar entrega de correspondência

Os smartphones entraram na lista de instrumentos de trabalho dos carteiros, e, desde a semana passada, estão sendo usados pelos Correios para notificar as centrais, em tempo real, da entrega de encomendas no destino final.

Com isso, usuários dos serviços podem acompanhar com precisão a chegada de pacotes. Até então, as entregas feitas e as pendentes eram listadas em papel pelos profissionais e transmitidas ao sistema no fim da jornada.

A modernização do sistema não trará custo para extra ao usuário, diz a empresa.

“Estamos testando [para] que a assinatura de quem recebe a encomenda também possa ser feita no smartphone ou no tablet”, disse à Folha o vice-presidente de tecnologia e infraestrutura dos Correios, Antonio Luiz Fuschino.

Os aparelhos foram adotados pelos carteiros que fazem entrega do Sedex 10 no Distrito Federal e em dez Estados: Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas, Rio, Pernambuco, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul e Ceará.

No próximo ano, os Correios pretendem estender o serviço ao resto do país e à notificação das entregas de outros produtos rastreados, como encomendas não expressas e telegramas.

Até o fim do ano, a empresa estuda oferecer o serviço de alerta de entrega por mensagem de texto no celular, que poderá ser cobrado.

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