Showtec2024
CULTURA

Casa do Artesão promove exposição de cerâmica terena

Público poderá apreciar trabalhos produzidos pelas aldeias urbanas de Campo Grande, Tarsila do Amaral e Marçal de Souza

Casa do Artesão promove exposição de cerâmica terena

Exposição leva ao público uma amostra da cultura terena (Foto : Daniel Reino) A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul abre amanhã, às 17h, na Casa do Artesão de Campo Grande a Exposição Temporária “Cerâmica Terena”, que apresenta a arte produzida por núcleos nas aldeias urbanas de Campo Grande, Tarsila do Amaral e Marçal de Souza, incentivados pelo projeto Artesania.

Ministradas pela artesã Elida Fátima, os cursos que culminaram com a Exposição Temporária capacitaram 60 artesãos indígenas das localidades na criação de peças que usam argila como matéria-prima respeitando as características da cerâmica terena, patrimônio cultural do Estado.

Além de incentivar a criação de núcleos artesanais nas aldeias, os cursos tinham como objetivo resgatar os ofícios tradicionais, transformando-os em possibilidade de geração de trabalho e renda nas comunidades nas diversas áreas necessárias à produção de peças artesanais. A exposição leva ao público uma amostra da cultura terena. A matéria-prima e a inspiração do artesanato indígena vêm da natureza.

Com a segunda maior população indígena do Brasil, de mais de 70 mil cidadãos, Mato Grosso do Sul abriga as etnias atikum, terena, nadeva, kaiowá, kadiwéu, kinikinawa, guató, ofaié e kamba. Cada uma delas resguarda grande parte de seu sistema de significados e valores, produzindo artesanato de espírito coletivo e enriquecendo a cultura.

A Fundação de Cultura, em parceria com as comunidades indígenas, prefeituras e assentamentos rurais, realiza desde 2007 o projeto Artesania, que visa o fortalecimento do artesanato produzido em Mato Grosso do Sul. O projeto prevê investimentos na capacitação de artesãos e no incentivo à criação de núcleos artesanais, gerando emprego e renda para milhares de famílias e difundindo no Brasil e internacionalmente os produtos artesanais sul-mato-grossenses.

A mostra “Cerâmica Terena” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. Outras informações podem ser obtidas na Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, pelos telefones (67) 3316-9107 ou 3316-9152. A Casa do Artesão fica na Rua Calógeras, 2.050, no centro de Campo Grande. A entrada é franca.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo