Showtec2024
MUNICÍPIOS

Comércio vive momento de confiança e dá um salto de qualidade em São Gabriel do Oeste

O ano de 2013 representou um verdadeiro salto de qualidade para o comércio são-gabrielense. Basta contar quantos estabelecimentos passaram por uma boa reforma e praticamente se reinventaram no ano passado ou quantas novas lojas e franquias abriram suas portas na cidade ao longo desse mesmo período e constatar que os exemplos não cabem em duas mãos.

 

Esta reportagem foi às ruas da cidade entender os motivos de tamanho reboliço e encontrou comerciantes animados e otimistas: ‘São Gabriel do Oeste está na boca dos investidores’, ‘mais dinheiro circulando na praça’, ‘administração séria e comprometida com o comércio’, ‘valorização do empresário que paga em dia seus tributos’, o são-gabrielense está mais exigente’, ‘a chegada de novas franquias’, ‘relação de parceria com a administração municipal’, ‘aumento do número de eventos’ etc. Enfim, seja lá qual for a resposta ou o motivo, o fato é que uma maré de otimismo toma conta do comércio em São Gabriel do Oeste e isso se reflete na oferta de um novo padrão de qualidade de serviços e produtos que a partir de 2013 começou a se consolidar na cidade.

 

Aquela história de que a população é tradicionalista, que prefere frequentar os mesmos lugares de sempre e consumir produtos e serviços habituais não é de todo verdade. Os comerciantes estão apostando cada vez mais em novidades para atender uma demanda crescente na cidade.

 

Um típico exemplo disso é o Posto Dragão, estabelecido na entrada do município, localizado na região norte do Estado, que pode ser considerado um dos pioneiros no ramo da região norte. Contudo, a recepção aos clientes e sua visualização, não era das melhores, e gerava até mesmo desconforto a quem parava no local.

 

Nos últimos tempos os postos de combustíveis estão se tornando uma verdadeira central de apoio para os clientes, ou seja, estão deixando de lado a função de ser apenas um ponto de abastecimento. Numa versão mais moderna os postos de abastecimento estão cada vez mais avançados, agregando diversos serviços e com uma completa infraestrutura para atender às necessidades dos clientes.

 

Em razão disso e preocupados com a estética e os cuidados com o município, os proprietários do Posto, Diego Amaral, Carlos Rosso, Amilto Pilar e Gilmar Pozzer, que estão juntos desde setembro de 2013, trabalham incansavelmente na busca de um novo padrão de visual do local, que vai desde a limpeza constante do pátio, a retirada de plantas que obstruíam a visão e a colocação de cobertura do pátio de estacionamento para automóveis de passeio de forma proporcionar mais conforto e segurança aos clientes e visitantes, sempre buscando melhorar o aspecto visual da entrada da cidade.

 

Mercado

 

Conquistar clientes fica bem mais fácil quando se tem uma loja atraente, bonita, confortável e bem organizada.  A simples melhoria no aspecto visual de um estabelecimento pode ampliar as vendas de 12% até 40%, aponta pesquisas realizadas pelo SEBRAE. 

 

De acordo com o levantamento, a percepção visual é o alicerce de qualquer esforço para atrair clientes.  Consequentemente, todo negócio que busca se diferenciar da concorrência deve começar cuidando para que esse primeiro impacto seja eficaz. 

 

É comum na região e principalmente no ramo de posto de combustível, encontrarmos estabelecimentos com fachadas muito velhas, sem pintura adequada, com árvores ou outros obstáculos impedindo a visão do consumidor, por isso um dos objetivos da atual administração do Posto Dragão é manter e fortalecer a parceria com a Petrobras e apostar num visual mais atraente e que ofereça acima de tudo mais conforto e segurança aos nosso cliente; “Entendemos que isso é um item fundamental pois transmitem muitos significados e podem ajudar na relação e a atração de consumidores”, completa Gilmar Pozzer. 

 

Pensando e agradar cada vez mais seus clientes o Posto Dragão, dentro de um programa de melhoramento contínuo irá no decorrer deste ano construir novos banheiros, o objetivo segundo Pozzer é garantir que os banheiros apresentem condições satisfatórias de limpeza e higiene, visualmente limpos, sem odores e vazamentos, além de oferecer muito mais atrativos como uma Loja de conveniência aberta 24h, ampliação do sistema de troca de óleo com a implantação do Lubrax + e mudança no visual externo.

 

Familiar x Profissional

 

Outro mito urbano é que as empresas familiares, em São Gabriel do Oeste existem em grande quantidade, se apoiam exclusivamente em sua tradição e experiência para se manter ativas e competitivas no mercado.

 

Mais do que nunca, os termos branding, top of mind, fidelização dos clientes, gestão de pessoas estão fazendo parte do vocabulário dos empreendedores. Reunião de pauta com a equipe diariamente antes da abertura da empresa para alinhamento sobre atendimento, prazos, desafios etc, são novas estratégias que estaremos utilizando revela Gilmar. “Estamos migrando da empresa familiar para a empresa profissional, que não precisa, no entanto, deixar de ser familiar”, acrescenta.

 

Parceria

 

A relação de parceria com a administração municipal também foi citada pelos empreendedores como um dos fatores do excelente crescimento que o comércio vem experimentando desde 2013.

 

Para o empresariado, “a atual gestão valoriza quem paga seus tributos corretamente” e que “2013 foi o ano em que o comércio se fortaleceu e que conseguimos sonhar que é possível chegar a algum lugar”. De acordo com um dos empresário ouvidos pela reportagem, “a prefeitura tem dado uma parcela importante de contribuição, promovendo muitos eventos, mantendo o município em alta e fomentando o comércio”.

 

E 2014 promete ser ainda melhor para o varejo. Todos os empresários entrevistados, sem exceção, pretendem reformar, ampliar ou trazer novidades para seus clientes. Em relação à economia são-gabrielense, os empresários mostraram-se otimistas quanto a 2014. Segundo a reportagem, os entrevistados estão confiantes com a economia local. Em relação às demandas pelos seus produtos, o comércio mostrou-se bem otimista. Enfim, a julgar pelo otimismo dos empreendedores, boas e alvissareiras notícias vem por aí. É esperar pra ver.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo