WSI – Karla Sousa
Ser dono de uma distribuidora pet requer visão empreendedora para alavancar suas vendas e conquistar seu cliente, já que há inúmeros concorrentes no mercado. Por isso, deve-se ir além do marketing tradicional, inovando na forma de fidelizar seu consumidor.
Além de disponibilizar produtos variados e de boa qualidade por um valor acessível, a visibilidade da sua empresa será marcada pelo atendimento diferenciado ao cliente.
Planejando uma distribuidora pet
Durante o planejamento e implantação do negócio, deve-se analisar a demanda da região a fim de estabelecer os objetivos, metas e estratégias de marketing a serem adotadas no plano de negócios.
Esse cuidado agrega valor a sua marca, pois trabalha de maneira focada no comportamento, características e necessidades do seu cliente, o que significa oferecer produtos de qualidade e bons preços, potencializando suas vendas.
Uma ótima forma de conhecer a demanda da região é frequentar as lojas concorrentes para verificar os produtos oferecidos, estratégias de marketing e precificação para, então, definir os pontos positivos a serem mantidos na sua distribuidora pet. Os pontos negativos e que precisam ser melhorados também devem ser observados.
Lembre-se de que seu negócio deve ter um diferencial em relação aos da região para conquistar o cliente. Uma pesquisa com fornecedores pode nortear quanto à quantia e variedade de produtos a serem ofertados.
Além de atrair o consumidor, a essência do sucesso está na fidelização do cliente, o que implica seguir algumas regras de marketing:
- Atrair o público: oferecer descontos, programas atrativos;
- Estabelecer uma relação de confiança com seu cliente: conhecer suas preferências para disponibilizar produtos que atendam a essa demanda;
- Efetuar a venda: ofertar opções que concretizem a venda;
- Encantar seu cliente: o processo de ir até a distribuidora pet e comprar gera um prazer tão grande ao consumidor, que ele retorna e recomenda seu negócio.
Para atingir essas características no negócio, o empreendedor deve contar com uma equipe que receba bem seu cliente, instruindo-o com relação a suas dúvidas, fazendo com que se sinta acolhido no ambiente, consolidando a confiança com a empresa.
Produtos indispensáveis
Além da qualidade de atendimento, o cliente pode contar com produtos indispensáveis para o pet, como: alimentação, higiene, acessórios e medicamentos.
Disponibilizar variedade de produtos e marcas torna-se um chamariz para seu consumidor, por isso centre-se em ofertar mercadorias para cães, gatos e pets exóticos.
A alimentação é um item fundamental, por isso centre-se em oferecer diversos tipos de ração, além de tamanhos. Aqui, pode-se diferenciar-se com a disposição de rações secas, úmidas e naturais.
Medicamentos são essenciais para garantir a saúde do pet e devem ganhar destaque no negócio, lembrando que vermífugos e outros antiparasitários devem faz parte da rotina de higiene do animal.
Acessórios
Fornecer acessórios para a alimentação, passeio e conforto do pet contribui com o faturamento, possibilitando ao tutor comprar num só local os utensílios para cuidar do seu animal de estimação.
Assim, frequentar a distribuidora pet torna-se um passeio prazeroso que está muito além de ir comprar a ração para seu animal de estimação. Sendo o momento oportuno para o tutor mimar seu pet com petiscos, brinquedos, roupinhas e camas.