Consumidores se surpreendem com notícia sobre reajuste do IPI

O IPI dos produtos da linha branca aumentarão a partir de segunda-feira – fotos: Eduarda Rosa

Eduarda Rosa

O governo federal divulgou que a partir de segunda-feira (1º) alguns produtos que tiveram reduzidos o IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) retornarão gradativamente ao valor normal. Os consumidores foram pegos de surpresa pela notícia e muitos ainda não sabem do reajuste que acontecerá na próxima semana.

Dentre os produtos que serão reajustados estão os móveis e três produtos da linha branca (fogão, ,máquina de lavar tanquinho e geladeira). Mesmo sem saber do aumento o auxiliar de inspeção federal, Gilson Pereira Gomes, aproveitou a sexta-feira para adquirir uma geladeira nova, “estou com sorte, pois não sabia, então vou aproveitar e comprar hoje para economizar”.

O autônomo, Valtair Gonçalves Andrade, que estava em Dourados a passeio também não sabia do reajuste e resolveu procurar por uma máquina de lavar roupas, “vou deixar para comprar na segunda-feira, hoje só estou olhando, mesmo se houver aumento vou pagar mais barato aqui do que em minha cidade. Mas acho que o governo aproveitou que o povo está preocupado com o jogo do Brasil e aumentou esses impostos, vai pegar muita gente de “calças curtas’”, ressaltou.

 

O gerente de uma loja de móveis e eletrodomésticos, Clodoaldo Tadeu Ferreira dos Santos, disse que desde 2011, com essas isenções de impostos, principalmente, da linha branca a loja teve um bom aumento nas vendas, “crescimento nas vendas de 18% a 20%, agora com esses aumentos pode reduzir pela metade”, avaliou o gerente.

O comércio deve planejar promoções, “nós faremos promoções a partir da semana que vem. Vamos fazer baixar os preços de lavadoras e micro-ondas, pois têm mais saída e não foram atingidos pelo aumento”, disse Clodoaldo dos Santos.

IPI

Os descontos que seriam cortados dos eletrodomésticos e móveis foram prorrogados pelo governo e valem até setembro deste ano, de acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

As novas alíquotas valem a partir de segunda-feira (1º de julho).

• Fogão pagava 2% e agora pagará 3% (o normal são 4%)

• Tanquinho vai de 3,5% para 4,5% (o normal são 10%)

• Geladeira e freezer vão de 7,5% para 8,5% (o normal são 15%)

• Máquina de lavar já está com tarifa definitiva de 10% e não muda (antes eram 20%)

• Móveis: alíquota até agora era de 2,5% e vai para 3% (o normal são 5%)

• Luminárias e lustres vão de 7,5% para 10% (o normal são 15%)

• Papel de parede sobe de 10% para 15% (o normal são 20%)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here