Curso de Pedagogia da UEMS de Maracaju é avaliado e garante nota 4,0

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Maracaju, comemora a avaliação e renovação do reconhecimento do curso de Pedagogia.

O curso passa rotineiramente por avaliações para que o mesmo possa oferecer aos universitários e a todo o corpo acadêmico um curso conceituado e de qualidade inquestionável. Para tanto passa pelo processo de renovação de reconhecimento do curso de pedagogia licenciatura, desta forma após o processo de avaliação recebeu parecer favorável, conforme relatório da Comissão de Avaliação, Secretaria de Estado da Educação e Conselho Estadual de Educação. No processo de avaliação são levados em consideração conceitos como, Organização didático-pedagógica do curso, corpo docente, infraestrutura.

Para cada conceito é emitido uma nota, que ao final proporcionam uma média que neste caso vale de 0 a 5, quando o curso de Pedagogia de Maracaju recebeu a nota 4,0.

Dentro da avaliação cada item recebe uma dimensão, por parte da comissão, os quais ficaram assim destacados.

 

ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DO CURSO


Aspectos que merecem destaque: a integração realizada com as redes públicas de ensino através de convênios celebrados que geram uma garantia de espaço real para as atividades de formação docente ao grupo de acadêmicos/as do curso; o número de vagas, porque corresponde às necessidades e às condições de infraestrutura da unidade, bem como à dimensão do corpo docente apresentado no PPC; os procedimentos de avaliação dos processos de ensino aprendizagem atendem à concepção do curso definida no seu projeto, realizando formas variadas de avaliação que constam nos planos de ensino dos/as docentes.

Três outros indicadores que merecem destaques são: TCC, atividades complementares e estágio curricular supervisionado, que se encontram com regulamentos próprios, articulando, de acordo com a necessidade e realidade local, a partir das orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais. De uma forma geral, a Comissão observou que houve um caminhar e desenvolvimento nas ações do curso para a melhoria da formação profissional dos/as futuros/as professores/as.

CORPO DOCENTE

Destacamos como força/potencialidades a atuação e participação efetiva da coordenadora do curso; observamos a organização e a dedicação da coordenadora nas ações realizadas no âmbito do curso, bem como sua experiência profissional, de magistério superior e de sua gestão acadêmica, visto que há uma ação contínua de 15 anos como coordenadora do curso analisado, o que eleva as potencialidades do grupo e as vivências do mesmo. O regime integral de trabalho da coordenação de curso mostrou-se um potencial para as ações efetivas.

 

Outros indicadores que merecem destaques, bem como as ações do grupo: Atuação do Núcleo Docente Estruturante; Titulação do corpo docente do curso; Experiência no exercício da docência na educação básica; Experiência de magistério superior do corpo docente; Funcionamento do colegiado do curso.

 

INFRAESTRUTURA

 

A Unidade Universitária da UEMS-Maracaju está localizada na região central da cidade oportunizando fácil acesso a comunidade acadêmica, sua infraestrutura apresenta condições adequadas ao oferecimento de diversos cursos superiores.

 

São muito bons os espaços de trabalhos para os docentes em tempo integral, disponibilizando equipamentos de informática com acesso à internet, quando consideramos número de professores concursados.

 

Verificamos que o espaço de trabalho da coordenação apresenta estrutura física muito boa, permitindo-lhe boas condições de trabalho tanto no acompanhamento do trabalho dos professores, quanto das ações dos acadêmicos, de forma presencial, quanto on line.

 

As salas de aulas são amplas, considerando-se o número de alunos por turma; As mesmas estão contempladas com equipamentos de informática (notebooks e data-shows) adequados, permitindo aos professores a dinamização dos processos educativos e, ainda, boa iluminação, acústica e ventilação adequada.

Constatamos, também, que as condições de acessibilidade são pertinentes aos acadêmicos com deficiência/e ou mobilidade reduzida.

Vimos por parte da gerência da unidade uma preocupação em equipar as salas, de modo a promover o conforto e comodidade aos acadêmicos.

 

Presença de: laboratório de informática para uso dos acadêmicos, com máquinas novas; e brinquedoteca que tem sido utilizada para o desenvolvimento de atividades práticas e como espaço de suporte para as atividades do PIBID e de estágio supervisionado. A brinquedoteca conta com a coordenação de uma das professoras concursadas e uma acadêmica. O acesso dos acadêmicos a esses espaços tem lhes proporcionado maior interação com os seus pares e professores no desenvolvimento de ações voltadas à melhoria de seu processo formativo.

 

Na visita à biblioteca tivemos acesso aos periódicos e sistema on line, o que nos permitiu verificar que atualmente há assinatura de periódicos especializados, indexados e correntes, sob forma impressa e virtual, distribuídos entre as principais áreas do curso, a maioria deles com acervo atualizado em relação aos últimos 3 anos.

 

No que tange a carga horária e tempo de integralização, observamos que o PPC contempla as exigências legais, na perspectiva de oportunizar aos acadêmicos uma formação adequada para o exercício da prática docente.

 

Destacamos que nas questões que implicam o acesso e permanência de pessoas com deficiência tanto o PPC, quanto a infraestrutura da unidade apresentam condições adequadas.

 

Finalizando, a avaliação in loco nos permitiu amplo acesso os diversos instrumentos de informações acadêmicas no site da instituição e também de forma impressa, garantindo-nos plenas possibilidades de análise e avaliação do curso.

 

Constatamos que o desenvolvimento do curso direciona-se para o fortalecimento de suas potencialidades promovendo o avanço qualitativo do curso.

Após este processo o relatou destacou

“A análise do processo e, principalmente, do relatório da Comissão de Avaliação nos permite concluir que o curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Maracaju é oferecido em condições bastantes satisfatórias, atendendo a um padrão de qualidade que se encontra muito próximo de colocar o curso numa condição de referência.  Verifica-se que a atuação da coordenação é muito intensa e é apontada pela comissão como um fator importante para a qualidade adquirida pelo curso”.

“[…] somos de parecer favorável a que se conceda Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Maracaju/MS a Renovação de Reconhecimento do Curso de Pedagogia – Licenciatura, por 5 anos, a partir de 1 de janeiro de 2015 à 31 de dezembro de 2019”.  Pedro Antônio Gonçalves Domingues (Relator).

 

CONCLUSÃO DA CÂMARA

 

A CEPES, reunida em 29 de setembro de 2014, aprova o voto do relator.

 

 

 

 

 

 

 

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