Diretor-regional do Senai participa de visita à instalação da Siderúrgica Integrada del Mutún, na Bolívia

O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, participou, na última sexta-feira (27/10), de visita técnica as instalações da Siderúrgica Integrada del Mutún, na cidade de Puerto Suarez, na Bolívia. O empreendimento representa oportunidade de expansão econômica na região de fronteira e vai exigir qualificação de mão de obra.

Conforme Mangialardo, a unidade do Senai poderá desenvolver projetos em parceria com a empresa para qualificar mão de obra. “A siderúrgica representa possibilidade de novos negócios com o país vizinho. Nós temos uma unidade de qualificação e consultoria em Corumbá, que tem como o foco o trabalho na mineração, atendendo parceiros que estão do lado brasileiro, mas com portas abertas também e oportunidades aos parceiros e colegas bolivianos”, ressaltou.

Também participou da reunião o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Corumbá, Cássio Augusto da Costa Marques. “Queremos formar um grupo de trabalho para estudar a viabilidade técnica e econômica de um empreendimento como este que está sendo instalado na fronteira de Corumbá”, explicou. O complexo industrial conta com tecnologia de produção de aço utilizando gás natural.

Conforme o presidente da empresa, Jorge Alvarada, a visita representa o estreitamento das relações e oportunidade de trocas comerciais em diversos âmbitos. “Queremos que conheçam em que consiste esse complexo siderúrgico que é o primeiro na Bolívia, e quem sabe da América Latina, com a tecnologia que estamos utilizando. A visita é importante para que possamos fazer um intercâmbio de experiências e tecnologias”, ressaltou.