Em Maracaju:EFAR, escola técnica começou as aulas

O prefeito Maurílio Ferreira Azambuja acompanhado de secretários e vereadores estiveram na manhã desta terça feira dia 10,  acompanhando a aula inaugural da escola técnica EFAR. A Escola Família Agrícola Rosalvo rocha Rodrigues EFAR está funcionando na antiga Escola Agrícola, todo o prédio foi reformado pela prefeitura para abrigar a nova escola.
A EFAR em Maracaju funciona através de uma parceria entre a prefeitura municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e tem como mantenedora a COAA MS  Centro de Organização e Apoio aos Assentados de Mato Grosso do Sul.
Na abertura dos trabalhos para as autoridades e convidados o Diretor Pedagógico Wilson Rocha explicou como a escola funciona na prática.  A escola funciona em regime de internato, proporcionada pela estrutura da Pedagogia da Alternância, organizada em períodos de formação na escola, na família e na comunidade. Pedagogia da Alternância assume o trabalho como princípio educativo, permitindo aos jovens do campo a possibilidade de continuar os estudos e de ter acesso aos conhecimentos científicos e tecnológicos.
Em 2015 estará atendendo 3 turmas 1,2 e 3 ano  no Curso Técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio. O curso será exclusivo para filhos de assentados, quilombola e indígenas que trabalhem no campo e podem ser de municípios vizinhos hoje são alunos de 10 municípios estudando.  36 matérias serão aplicadas entre as do ensino normal e específico pra o curso técnico.
A diretora da escola Sandra Procópio agradeceu a presença e recepção que a escola teve em Maracaju, e disse que somente foi possível graças a parceria com o  município e espera    que essa parceria continue e traga mais parceiros, a escola necessita dessas parcerias para poder manter os alunos e profissionais, disse a diretora.
O presidente da câmara de vereadores Helio Albarelo falando em nome do legislativo deu as boas vindas a EFAR e se colocou  a disposição junto com os demais vereadores, “educação e prioridade e principalmente quando é aplicada para manter as famílias unidas e no campo que é a sua origem, vai sempre contar com nosso  apoio” disse o vereador
O prefeito Maurílio Ferreira Azambuja enalteceu o trabalho da escola e falou da importância da parceria,  e abre uma lacuna especial  que é atender a agricultura familiar. ”Educação  estamos sempre investindo, em parcerias trouxemos a  FIEMS, mais 1500 alunos serão formados por ano, parcerias com o Sindicato Rural através do Senar, Pronatec em parceria Senac, o ensino fundamental que é nossa responsabilidade equipamos frota de ônibus, demos uniforme kit escolar e aumento para os professores, e com a EFAR não é diferentes somos parceiros e vamos continuar ajudando na medida do possível, preparar os jovens e adolescentes e preparar Maracaju para o futuro” disse o prefeito.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here