Empresários e moradores do Alto Maracaju querem solução imediata para caminhões parados no perímetro urbano

Uma das grandes preocupações dos empresários, moradores e comerciantes do Alto Maracaju, ganhou maior notoriedade na manhã desta quinta, 05, em reunião realizada na empresa Tecnomaac/Stara do empresário Joares Sanches.

Da reunião participaram empresários da região, os vereadores Thiago Caminha e Robert, o procurador Jurídico do Município Pedro Pessato e o comandante da Policia Militar de Maracaju Major Pereira.

A pauta da reunião foi a solicitação de uma solução urgente para um dos grandes problemas que afeta a anos o trânsito local, mais especificamente na avenida Perimetral Norte onde se localizam varias empresas, mas que também é via de acesso de centenas de pessoas que utilizam da via para ir e vir ao trabalho.

O principal problema e risco são caminhões canavieiros e de cargas que com chuvas ou não ficam estacionados na referida via, ocasionando transtornos para os empresários, clientes e transeuntes que correm riscos de sofrerem acidentes, que inclusive vários já foram registrados inclusive com gravidade elevada.

A reunião

Os empresários representados pelo empresário Joares Sanches elaboraram um abaixo assinado para que sejam tomadas as providencias imediata quanto a retirada dos veículos de grande porte que estejam estacionados naquela via e apresentaram as autoridades presentes, solicitando ainda que sejam sinalizados os locais, implantados redutores de velocidades e especificado sobre carga e descarga.

Thiago Caminha enfatizou que a reclamação já é antiga e precisa ter uma solução imediata para que possa gerar tranquilidade ás pessoas que utilizam da via.

Joares disse da necessidade de se chegar a um entendimento, no entanto a solução tem que ser imediata, uma vez que não se pode mais esperar para resolver o problema, “já tivemos acidentes, prejuízos financeiros e mesmo assim as pessoas não entendem que isso tem que ter uma solução imediata” disse Sanches.

O empresário Mauro Christianini destacou que cuida para que os seus veículos de grande porte não fiquem estacionados na via, mas se sente prejudicado, já que os demais estacionam e deterioram o asfalto e causam risco as pessoas daquela região.

O procurador Jurídico da Prefeitura, Pedro Pessato disse que o asfalto foi feito com grande qualidade no início da gestão do prefeito Maurílio e que já precisou ser feita manutenção no mesmo, devido ao fluxo de veículos pesados e uma das soluções seria acionar o ministério público para que seja feita um TAC junto as usinas para que os caminhões canavieiros fiquem estacionados nos pátios das mesmas e que a médio prazo será feita a cidade do caminhão, local na BR 267 onde ficarão estacionados caminhões de carga, solucionando assim o problema.

O major Pereira, comandante da Policia Militar de Maracaju, destacou que os caminhões que estiverem estacionados de maneira irregular serão notificados e que fará orientação na região para que sejam cumpridas as regras de trânsito e que a sinalização será observada para seja cumprida.

Os empresários cobraram também uma maior eficiência da Gemutran sinalizando com placas os locais de estacionamento irregular de caminhões.

Da Redação
fotos: Osmar Silva