Empresários são premiados com MPE Brasil e PQG/MS

Empresários e representantes de instituições sul-mato-grossenses se reuniram nesta terça-feira (3) em noite de festa dos Prêmios MPE Brasil (Competitividade para Micro e Pequenas Empresas), edição estadual/ciclo 2013; e Qualidade da Gestão de Mato Grosso do Sul (PQG/MS), voltado a médias e grandes negócios. A premiação aconteceu no auditório do CREA/MS, em Campo Grande.

 

O processo de classificação das empresas no estado foi realizado pelo Movimento MS Competitivo e Sebrae, com base nos critérios do MEG (Modelo de Excelência em Gestão). Das mais de 820 empresas inscritas no MPE Brasil estadual, 21 foram classificadas para a fase de visitação, quando receberam os avaliadores capacitados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

 

“Hoje, temos a facilidade de recursos tecnológicos aliados a mentes arrojadas, que não têm medo de arriscar”, afirmou Edson Araújo, presidente do Conselho Superior do MS Competitivo e do Sistema Fecomércio no estado.

 

Ele alertou para relatórios do Banco Mundial que apontam o Brasil atrás de concorrentes diretos como Índia, Rússia, China e até Chile, quanto os dias necessários para abertura de empresa e tempo gasto com burocracia. “Estamos lutando para que a situação melhore. Agradeço às empresas que abriram as portas e estão empenhados em trabalhar com excelência”, finalizou.

 

Eduardo Riedel, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no MS e do Sistema Famasul, destacou o papel das micro e pequenas empresas na economia local. “Para o município, na maioria das vezes, a solução pode já estar dentro de casa. Lógico uma grande empresa é importante quando chega na cidade, pois ativa a economia. Mas, os pequenos negócios têm uma capacidade ainda maior”, garantiu.

 

Presente na ocasião, o superintendente-geral da FNQ, Jairo Martins, explicou que qualquer organização tem o objetivo de transformar recursos em algo de valor para a sociedade. “Eficiência é você gerar mais valor com menos recursos”, disse, ao se referir sobre os esforços das empresas para serem competitivas.

 

O dirigente fez ainda observações sobre a alta carga tributária brasileira e o mau uso dos recursos públicos. “Os governos dos últimos anos trabalharam para que a economia nacional crescesse. Mas tenho certeza de que podemos melhorar a gestão no setor público. O anseio do povo hoje é por melhores serviços; basta ver as últimas reivindicações que tomaram conta do país”.

Aprendizado

 

Grande campeã da noite, a Jera, especialista em desenvolvimento de aplicativos para smartphones e produtos para web, levou três troféus. Após ser finalista em 2012, com pouco mais de dois anos de existência, o grupo se baseou nos relatórios entregues pelos avaliadores ao final do MPE Brasil, contratou consultores e melhorou processos internos.

 

“Estamos baseados em uma gestão coletiva, de liderança compartilhada. Lá, todos têm voz ativa”, conta Jefferson Moreira, um dos sócios, atribuindo este como o grande motivo pelo sucesso da empresa, que também teve destaque em responsabilidade social, graças a projetos de capacitação de jovens de baixa renda para inclusão no mercado de tecnologia.

 

Saulo e Jefferson – Jera

 

Vencedores

 

MPE Brasil

 

Categoria Serviços: Laboratório Spectrum

Categoria Serviços de Educação: Wizard Júlio de Castilho

Categoria Serviços de Tecnologia da Informação: Jera

Destaque Responsabilidade Social: Jera

Destaque Inovação: Jera

 

PQG/MS

 

Compromisso com a Excelência – 250 pontos

 

Ouro: Companhia de Comando da 9ª Região Militar e Enersul

Prata: Senac/MS, Fecomércio-MS e Sesc/MS

Bronze: Hospital Militar de área de Campo Grande e Sapé Agroindustrial LTDA.

 

Rumo a Excelência – 500 pontos

 

Prata: 9ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército

 

Excelência em Gestão

O Prêmio MPE Brasil é organizado em âmbito nacional pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Gerdau, Exceler Plaza Hotel e Sindivarejo. Os vencedores estaduais concorrem em 2014 ao prêmio nacional. São apoiadores do MPE Brasil estadual e PQG/MS: Banco do Brasil, CDL, CMO, Corecon-MS, Correios, CREA-MS, Faems, Famasul, Sistema Fecomércio MS, Fiems, ACICG e MS Competitivo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here