Festival Paralímpico promove a experimentação do paradesporto a crianças e jovens de MS

Fundesporte 

    • Campo Grande (MS) – O Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), promove, no sábado (4), a terceira edição do Festival Paralímpico, em Campo Grande. O evento será realizado no Centro Poliesportivo Mamede Assem José (Vila Almeida), das 8h30 às 12h, com atividades lúdicas que simulam movimentos e fundamentos do atletismo, judô e vôlei sentado para crianças e jovens de oito a 17 anos, com ou sem deficiências.

A participação é livre e gratuita. As inscrições ainda estão abertas e devem ser feitas neste link. As vagas são limitadas. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio dos telefones (67) 3323-7205 ou 3323-7227, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

O Festival foi concebido em 2018, é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e, tradicionalmente, ocorre em diversas cidades do país ao mesmo tempo. Neste ano, 70 municípios, de todas as regiões do Brasil, aderiram à iniciativa. A expectativa é de que sete mil jovens participem. Na capital, sul-mato-grossense mais aproximadamente 200 pessoas estarão no evento.

O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, destaca que o objetivo é promover a experimentação do esporte paralímpico aos participantes e dar visibilidade a este segmento esportivo. “Por meio de atividades lúdicas e atrativas, queremos despertar nas crianças e nos jovens o desejo de praticar o esporte, em especial o paralímpico, mostrando o quanto é prazeroso, divertido e saudável. É também uma forma de colocar o paradesporto em destaque desde cedo para esses jovens”.

Segundo a técnica desportiva da Fundesporte e coordenadora pedagógica do Festival no estado, Anne Talitha Silva, o evento também propiciará a sociabilização entre crianças com e sem deficiência. “Nessa manhã de vivências, os participantes terão a oportunidade de interagir entre si, através de brincadeiras e da diversão, e fazer amizades. Além de levar conhecimentos sobre três modalidades paralímpicas, estimular a prática de esportes, o Festival é capaz de promover a inclusão e formar cidadãos para a vida”.

Serviço

Evento: Festival Paralímpico 2021

Data e horário: 4 de dezembro de 2021 (sábado), das 8h30 às 12h

Local: Centro Poliesportivo Mamede Assem José – Avenida Engenheiro Amélio Carvalho Baís, 1890 – Vila Almeida

Inscrições: gratuitas, por meio do link: https://bit.ly/3d5K8bp

Mais informações pelos telefones (67) 3323-7205 ou 3323-7227.

Texto e foto: Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)