Formandos do Pronatec recebem certificados

Vinte e seis alunos receberam o certificado de formandos da primeira turma do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec em Maracaju. A solenidade de entrega aconteceu nesta quarta feira (19), no Tatersal de Leiloes do Parque de Exposições de Maracaju.

 

O evento contou com a presença do presidente do Sindicato Rural de Maracaju Arthemio Olegário de Souza Junior, o superintendente do SENAR, Clodoaldo Martins, o prefeito eleito de Maracaju, Maurílio Azambuja e o diretor secretário da Famasul, Rui Facchini, representando o presidente da Famasul, Eduardo Riedel.

 

O curso teve inicio em Maracaju no dia 18 de setembro e foi concluído no dia 7 de dezembro. O programa tem como objetivo ensinar gratuitamente uma profissão aos jovens de comunidades rurais e estudantes da rede pública de ensino.  Em seu discurso durante a solenidade de entrega dos certificados, Clodoaldo Martins disse que o objetivo do programa foi alcançado com total êxito em Maracaju, “Temos como grande objetivo através do Pronatec, levar conhecimento de qualidade aos jovens, e isso estamos vendo aqui, parabenizo cada formando, pelo esforço e dedicação até esse momento. Tenho certeza que não foi fácil chegar até aqui, mas vocês venceram, estou certo de que esse curso contribuirá diretamente para o desenvolvimento profissional de cada formando”, disse Clodoaldo.

 

Ele ainda ressaltou a parceria com o Sindicato Rural de Maracaju, que foi o mobilizador e organizador do programa no município, “gostaria de agradecer muito ao Sindicato Rural, através de seu presidente Arthemio Olegário de Souza Junior juntamente com a Claudia Nogueira mobilizadora do Senar e toda a equipe, que não mediram esforços para que esse curso fosse realizado da melhora forma possível”, agradeceu Clodoaldo, ratificando que o Senar sempre será parceiro do Sindicato Rural em programas que levam conhecimento e qualidade ao município.

 

O presidente Arthemio Olegário de Souza Junior parabenizou os formandos ressaltando que em 2013 o Sindicato Rural continuará parceiro do Senar para formar novas turmas do Pronatec no município de Maracaju, “o programa contribui de forma direta para o avanço e desenvolvimento do município, ensinado uma profissão aos jovens da nossa cidade, por isso, vamos continuar nos empenhando para formar novas turmas e capacitar muitos outros da nossa querida Maracaju”, disse Arthêmio Junior.

 

Em Maracaju os jovens receberam o curso de Operador de Implementos e Máquinas Agrícolas. As aulas teóricas foram realizadas na Escola Estadual Padre Constantino de Monte.  O Pronatec é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS, Sindicato Rural de Maracaju, em parceria com o Ministério da Educação – MEC.

 

Novas turmas para 2013

 

O Sindicato Rural de Maracaju em parceria com o SENAR já almeja formar novas turmas para o ano de 2013. Os alunos que se interessarem em participar dos cursos do próximo ano podem procurar a direção de suas escolas, ou o Sindicato Rural de Maracaju. Para se inscrever, o aluno deve cursar o ensino médio na rede pública, ter no mínimo 15 anos, e autorização dos pais ou responsável.  As aulas tem carga horária de 160 horas divididas em teoria e prática.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here