Showtec2024
DESTAQUESPOLITICA

Frigorífico: Secretaria esclarece sobre fato com possível caso de funcionário infectado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Maracaju vem, por meio do presente, informar que apurou, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Guia Lopes da Laguna, a situação do trabalhador de um frigorífico da referida cidade que teria vindo ao município de Maracaju.


Sabe-se que o mesmo esteve – a serviço – em Maracaju na sexta feira (08/05/2020), e, posteriormente, teria apresentado sintomas semelhantes àqueles manifestados pelas vítimas do COVID-19.


Desta feita, no momento, sob assistência e cuidados médicos do próprio município de Guia Lopes da Laguna, o referido rapaz se encontra em isolamento domiciliar monitorado, aguardando a realização de exames.
Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde de Maracaju realizou diligências a fim de se obter conhecimento acerca dos locais em que o mesmo compareceu para realização de seu trabalho em nossa cidade.


Nesse diapasão, por meio da Vigilância Sanitária, bem como da Vigilância Epidemiológica de Maracaju, realizou-se buscas e orientações aos proprietários de mercados da cidade que receberam visita do rapaz; oportunidade na qual fora agendado avaliação por consulta médica à eles, bem como, também se encontram em isolamento domiciliar.


Por essa razão, muito embora tenha-se apurado o possível risco e, imediatamente, tomado medidas de proteção, pedimos à população de Maracaju que se atente às melhores condutas de prevenção à transmissão do COVID-19:


• Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
• Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
• Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
• Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
• Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
• Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.


Importa salientar, por fim, que, segundo o Boletim Estadual datado de 10/05/2020, o estado de Mato Grosso do Sul possui 30 cidades com casos de COVID-19 confirmados. Por essa razão, a Secretária Municipal de Saúde recomenda que os cidadãos de Maracaju evitem idas e vindas de/para outros municípios, sem que haja extrema necessidade.

Assessoria de Imprensa

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo