IFMS abre inscrições para 1,2 mil vagas em cursos de qualificação profissional a distância

São ofertadas seis opções de cursos, com encontros presenciais semanais, em 15 municípios. Interessados podem se inscrever 23 de junho

Assessoria de Comunicação do IFMS 

Estão abertas as inscrições para 1.250 vagas em cursos de qualificação profissional a distância, oferecidos na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Há vagas para Inglês e Espanhol Básico I e II, Operador de Computador e Vendedor. Os cursos têm duração que varia entre três e cinco meses e preveem encontros semanais presenciais.

Os cursos são ofertados em polos de ensino localizados em nove cidades onde o IFMS possui campi – Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas -, e em outros seis municípios: Água Clara, Alcinópolis, Costa Rica, Figueirão, São Gabriel do Oeste e Sonora.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 23 de junho, na Página do Candidato na Central de Seleção do IFMS, onde estão disponíveis o edital de abertura do processo seletivo, o cronograma e o quadro completo de vagas, com a escolaridade e a idade mínimas exigidas para o curso escolhido e os dias e turnos dos encontros presenciais.

Os candidatos que não têm acesso à internet poderão fazer a inscrição nos endereços e horários informados no anexo III do edital de abertura do processo seletivo, de segunda a sexta-feira, exceto em recessos e feriados.

Seleção – Os inscritos serão selecionados e classificados por sorteio eletrônico, a ser realizado no dia 28 de junho sob responsabilidade do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância do IFMS (Cread).

Cada candidato receberá um número de participação no sorteio. A classificação será feita de acordo com a ordem dos números sorteados.

O resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os inscritos, será publicado no dia 30. A classificação final do processo seletivo e a primeira chamada estão previstas para 6 de julho.

Os candidatos aprovados e convocados para os cursos de línguas de nível básico II deverão realizar prova de nivelamento nos dias 7 e 8. O resultado será divulgado no dia seguinte.

As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas entre os dias 12 e 16 de julho. Novas chamadas, caso haja vagas disponíveis, começam no dia 23. O início das aulas está previsto para 9 de agosto.

Dúvidas sobre o edital devem ser enviadas ao e-mail [email protected].

Quadro de vagas*

Campus

Cidade/Polo

Curso

Vagas

Aquidauana Aquidauana Operador de Computador 40
Vendedor 40
Campo Grande Campo Grande Operador de Computador 40
Vendedor 40
Corumbá Corumbá Operador de Computador 40
Vendedor 40
Coxim Alcinópolis Operador de Computador 30
Coxim Operador de Computador 40
Vendedor 40
Figueirão Operador de Computador 40
Vendedor 40
São Gabriel do Oeste Espanhol Básico I 40
Inglês Básico I 40
Operador de Computador 40
Vendedor 40
Sonora Espanhol Básico I 40
Inglês Básico II 40
Dourados Dourados Operador de Computador 40
Vendedor 40
Jardim Jardim Vendedor 40
Nova Andradina Nova Andradina Inglês Básico II 40
Vendedor 40
Ponta Porã Ponta Porã Operador de Computador 25
Vendedor 40
Três Lagoas Água Clara Vendedor 40
Costa Rica Espanhol Básico I 40
Inglês Básico I 40
Operador de Computador 40
Três Lagoas Espanhol Básico I 30
Espanhol Básico II 20
Inglês Básico I 20
Inglês Básico II 20
Operador de Computador 25
Vendedor 40

* Os requisitos para cada curso e a relação de dias e turno dos encontros semanais estão disponíveis no anexo II do edital.