Maracaju recebe o programa Soja Plus em setembro

O município de Maracaju recebe neste mês de setembro o programa de gestão econômica, social e ambiental da soja brasileira, Soja Plus, que neste ano já capacitou cerca de cinco mil produtores rurais em oito estados sobre qualidade de vida no trabalho, melhores práticas de produção, viabilidade econômica e responsabilidade social, chega a Mato Grosso do Sul com a finalidade de instruir 500 produtores rurais de 15 municípios.

Além de Maracaju, Dourados, Sidrolândia, Ponta Porã, Rio Brilhante, Laguna Carapã, Aral Moreira, Caarapó, Itaporã, Costa Rica, Navirai, Amambai e Sonora serão beneficiados pelo Soja Plus. Os municípios foram selecionados de acordo com seu volume de produção de grãos, podendo expandir o programa para outras localidades, caso haja demanda. Até a segunda quinzena de setembro todas as regiões terão recebido a apresentação dos detalhes referente ao Soja Plus, programa de iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) e a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS – Sistema Famasul), junto com a Abiove, vão conduzir as capacitações no Estado, dividindo os agricultores em 20 turmas com 25 profissionais cada. A primeira fase da qualificação do programa envolverá oito horas de instruções sobre saúde e segurança do trabalho em sala de aula.

Na segunda etapa, em 2014, os produtores que receberem a capacitação também terão direito a consultorias técnicas gratuitas em suas propriedades, quando serão orientados quanto a legislação trabalhista rural (NR 31), normas de instalações nas propriedades rurais de depósito de embalagens, tanque de combustível e alojamentos e outros assuntos relacionados ao rendimento da produção. Durante o período de consultoria os participantes receberão kits de placas de identificação, manuais e vídeos de orientação.

 

No dia 09 de setembro acontece a palestra de abertura do Programa Soja Plus no Tatersal de Leilões do Parque de Exposições de Maracaju às 18h30. Os agricultores interessados devem buscar mais informações no Sindicato Rural de Maracaju.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here