Mato Grosso do Sul leva 6 trabalhados para expor no maior Congresso de saúde Pública da América Latina

Natália Leal

Acontece em Goiânia, de 16 a 19 de julho, o XXXVII Congresso do Conasems, o maior evento de Saúde Pública da América Latina, que este ano conta com mais de 9.300 inscritos, o maior recorde de publico já registrado.

Como conta a Presidente do COSEMS/MS, Josiane Oliveira, Secretária de Saúde de Vicentina. “Estamos indo em uma delegação com cerca de 70 pessoas, entre gestores e técnicos, uma oportunidade de mostrar para o Brasil o que Mato Grosso do Sul faz, além de aprender com outras regiões iniciativas que podem ser aplicadas em nosso território, e claro, participar das mesas e discussões, o congresso é uma fonte riquíssima de conhecimento, um evento de grande relevância para os municípios brasileiros, especialmente para aqueles que desejam fortalecer e aprimorar suas políticas de saúde”.

O Município de Maracaju apresentará três trabalhos na Mostra: Brasil aqui tem SUS. O Secretário de Saúde, Thiago Olegário Caminha e Vice Presidente do COSEMS/MS, fala sobre a participação do seu município, “ter o nome da nossa cidade pela primeira vez contribuindo para o SUS do Brasil é uma oportunidade muito valiosa. Vamos exibir 3 (três) trabalhos que fazem já fazem a diferença local, e apresentar neste ambiente de muito conhecimento, para um nível como este do congresso, motiva ainda mais a nossa equipe que unidades de saúde se esforçam muito para entregar resultados garantindo mais qualidade de vida para nossa população”.

“O Congresso é um espaço muito importante para trocas, a gestão da saúde é repleta de desafios que vão desde a demanda crescente dos atendimentos, orçamento limitado até as situações emergenciais, participação nos dá a oportunidade de levar ao conhecimento dos gestores e técnicos de saúde de todos o país, as experiências exitosas que desenvolvemos aqui”, complementa Thiago.

Durante o evento, serão discutidos temas relevantes como políticas públicas, financiamento, gestão, atenção básica, entre outros. Essas discussões e interações vão permitir que os participantes tenham acesso às boas práticas, soluções inovadoras e novos modelos de gestão que, estimulando os municípios a terem mais excelência ainda nas nossas ações.

Confira a relação dos trabalhos que serão apresentados:

Maracaju
BEM CRESCER – INTERVENÇÃO PRECOCE COM BEBÊS DE 0 A 18 MESES.
Autora: Lilian Cristina Romero
MONITORAMENTO VACINAL: EM BUSCA DA MELHOR PROTEÇÃO!
Autora: Daise Cristina Oliveira da Silva
AÇÕES INOVADORAS DESENVOLVIDAS EM PARCERIAS NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA – Vania Yoshie Toyokawa Monteiro

Três Lagoas
TELEDERMATO: UM CAMINHO INOVADOR ENTRE A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E A ATENÇÃO ESPECIALIZADA
Autora: Andreia Maria de Lima

Campo Grande
OFICINA PARA ADOLESCENTES: UMA EXPERIÊNCIA COM GRUPO OPERATIVO NA USF DR. EMÍLIO GARBELOTI NETO
Autora: Jéssica Francisco da Costa

PÓS PANDEMIA – DO ACS AO MÉDICO, CRIAÇÃO DA ESCALA POTENCIAL ADOECIMENTO FAMILIAR (PAF)
Autor: Tulio Tadeu Morais Dias