O profissional do futuro

Plataforma digital traz para a sala de aula, desde a infância, inovação intelectual e protagonismo

Bartira Betini

O setor de tecnologia da informação (TI) enfrenta déficit de mais de 408 mil profissionais de diferentes áreas no Brasil este ano, segundo a organização social Softex. O mundo muda com uma velocidade que nem os mais engajados futurólogos conseguem acompanhar e as profissões se transformam no mesmo ritmo. Se a maior parte delas está relacionada a novas tecnologias, outra trata justamente das relações interpessoais. A plataforma digital educacional De Criança Para Criança (DCPC) prepara o futuro profissional, desde a infância, para a inovação intelectual e o protagonismo, ferramentas fundamentais para obter os melhores resultados neste novo mundo.

O método utilizado pelo DCPC, voltado para a Educação Infantil, Fundamental I e Fundamental II, estimula o desenvolvimento individual e o trabalho em equipe, colocando a criança no centro da aprendizagem e da criatividade. A plataforma digital traz o aluno como protagonista do aprendizado, utilizando linguagens lúdicas e práticas para transformar e incentivar o conhecimento através de jogos e outras atividades. Os professores atuam como mediadores nesse processo.

A DCPC prepara os futuros profissionais para as novas e cada vez mais exigentes demandas do mercado. Segundo a consultoria de Recursos Humanos Robert Half para a América do Sul, estão em alta não apenas profissionais de TI, mas também de Vendas e Marketing, Finanças e Contabilidade, Jurídico, Mercado Financeiro, Recursos humanos e Seguros, com salários que podem ultrapassar os R$ 30 mil.

Na TI, estudos realizados por diferentes consultorias e institutos de pesquisa apontam quatro grandes mercados para balizar os futuros profissionais: internet das coisas, cibersegurança, computação nas nuvens e inteligência empresarial para lidar com o enorme banco de dados, cada vez maior. Qualquer uma dessas áreas exige profissionais de múltiplas funções, capazes de desenvolver tecnologias inovadoras e interpretar uma infinidade de informações para a tomada de decisão.

Um dos mais recentes indicadores dessas mudanças é o home office, organizado às pressas na pandemia e que já se tornou uma nova modalidade de trabalho, portanto, exigindo novas aplicações. “As pessoas vão ser chamadas para trabalhar em projetos, cada uma com suas habilidades. Cada um vai ter que aprender a trabalhar em um mesmo time, integrado, mas com habilidades diferentes. Vai ter o líder, o planejador, o desenvolvedor. Isso já acontece hoje com as novas metodologias de trabalho”, afirma o sócio da DCPC, Vitor Azambuja.

Um dos objetivos do DCPC é preparar o estudante para, desde cedo, buscar seu lugar no mercado de trabalho, inclusive criando novos espaços que ocupar e antecipando tendências a partir da sua vivência de aprendizado. Nesse universo, conhecimento e criatividade são indissociáveis.

Relatório do Center for The Future, da Consultoria Cognizant, traz apostas desafiadoras. Detetive de dados, facilitador de Tecnologia da Informação (TI), oficial de ética de infraestrutura corporativa, diretor de confiança e conselheiro de compromisso de saúde para usuários de pulseiras inteligentes são algumas das novas profissões apresentadas no relatório.

Nesse sentido caminha a proposta da plataforma DCPC, de expandir os horizontes da educação e fazer com que os conteúdos criados pelos alunos sejam vistos e compartilhados. A partir do Criando Juntos, personagens do imaginário infantil ganham vida e passam a fazer parte das disciplinas escolares. Esses conteúdos são reunidos no EncicloKids, espaço digital que separa por categorias (matemática, saúde, ciências etc) os projetos realizados pelos alunos.

A plataforma digital educacional De Criança Para Criança, criada em 2015 e que já está em fase de desenvolvimento nas versões inglês e espanhol, atua em mais de 20 instituições de ensino privadas e realizou pilotos em escolas públicas de São Caetano, Indaiatuba e outros municípios. A DCPC já produziu mais de 800 animações a partir das histórias criadas pelos próprios alunos e oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o mundo.

Sobre o Vitor

Vitor Azambuja é brasileiro nascido no Rio de Janeiro. Especialista em criação, é diretor de arte e artista plástico. Formado em publicidade e piano clássico, trabalhou em diversas agências de propaganda, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, criando filmes e anúncios para grandes anunciantes. Foi premiado em festivais de propaganda, tais como Figueira da Foz, Colunistas, Clube de criação de São Paulo, Art Directors em Londres e New York Festival. Realizou exposições de pinturas em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Miami e Paris. Um dos criadores do programa De Criança Para Criança, Vitor é o diretor criativo da empresa. Seu propósito é fazer com que as crianças do mundo inteiro aprendam desenvolvendo a sua criatividade.

Sobre o De Criança para Criança

O programa De Criança para Criança oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta da startup é oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem. Através de uma plataforma simples, os professores são orientados a serem mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre temáticas diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias, fazem desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que posteriormente serão transformadas em animações feitas pelo DCPC, expandindo os horizontes educacionais.