Matrícula de aprovados na Unicamp tem festa e guia para tranquilizar pais

Pais relataram tranquilidade após repercussão de ‘CPI dos Trotes’ em SP. Jovens tiveram rostos pintados e a bateria da medicina animou os alunos.

Calouros são recebidos com festa na Unicamp (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)

Calouros são recebidos com festa em campus da Unicamp (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)

O primeiro dia de matrículas dos estudantes aprovados no vestibular 2015 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi de festa e tranquilidade, na manhã desta quarta-feira (11). Os calouros foram recebidos com brincadeiras, tinta no rosto e “guia de sobrevivência” com informações sobre o campus e o município, para amenizar o clima de preocupação causado principalmente nos pais após repercussão de denúncias recebidas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa de São Paulo que apura violação dos direitos humanos durante trotes nas universidades públicas e particulares do estado.

No campus localizado no distrito de Barão Geraldo, os novatos dos cursos de medicina, enfermagem e fonoaudiologia celebraram a conquista da vaga na universidade em clima de confraternização, incluindo a performance de estudantes veterenos com bateria e danças.

“Está demais, valeu a pena estudar tanto. Minha mãe veio comigo porque participou de tudo, então não poderia ficar de fora deste momento”, destacou a estudante Monique Possari Minari, de 20 anos, que teve de superar três anos de cursinho para conseguir uma das oportunidades em medicina. “Ela queria que eu participasse da festa e também tirei aquele receio causado pelas notícias [sobre a ‘CPI do trote’)”, disse a mãe da jovem, Sandra Minari, que também teve o rosto pintado. Clique aqui para conferir fotos.

O coordenador do internato da Faculdade de Ciências Médicas, Gustavo Pereira Fraga, acompanhou a matrícula dos calouros e recebeu os pais em uma sala onde foi oferecido café da manhã. Ele observou aumento do número de parentes dos estudantes apreensivos com os trotes, mas, amenizou ao ponderar que nos últimos anos a mobilização contra o problema cresceu e a comunidade atua para oferecer acolhimento.

“Alguns pais sentem ansiedade e um pouco de medo em virtude do que foi veiculado nos últimos dias. No passado podem ter ocorrido exageros, mas a conscientização na sociedade aumentou. Faculdade e estudantes trabalham para receber os calouros em clima de festa.”

O estudante Rafael Bonafe, de 20 anos, considerou que a recepção aos novos alunos do curso de medicina, em Campinas, foi mais acolhedora do que na engenharia elétrica da Universidade de São Paulo (USP). Ele deixou o curso na capital ao ponderar que gostava das matérias na área de exatas, mas não planejava seguir carreira, e também amenizou a repercussão causada pelas denúncias à “CPI dos Trotes”. “Aqui o pessoal é tranquilo e animado. Não acompanei muito o assunto, mas gente louca tem em todo lugar”, brincou.

Natan mostra guia para orientar novos estudantes da Unicamp (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)

Natan mostra guia para orientar novos estudantes da Unicamp  (Foto: Fernando Pacífico / G1)

“Guia do Bixo”
Alunos da faculdade de engenharia química participaram da elaboração de um material para orientar colegas de fora do município e também para tranquilizar pais. Entre as informações do “Guia do Bixo” estão os contatos de grupos de estudos, serviços relacionados à luz, água e saúde, além da localização de restaurantes, shoppings, teatros, sebos e igrejas.

“Muitos pais chegaram aqui receosos, mas agora estão tranquilos”, ressaltou o aluno do terceiro ano Natan de Oliveira Prietto.

Pai de um estudante aprovado no curso, o engenheiro Aloísio Cyrino disse que foi recebido na universidade por um professor e elogiou o clima festivo na recepção. “Os trotes relatados na Assembleia Legislativa assustaram muito, mas aqui o momento é de festa”, falou. O tom foi mantido pela dona de casa Célia Santos, que acompanhou a fila Isabella na matrícula para o curso de enfermagem. “Estamos tranquilos, meu filho já fez engenharia aqui.”

 

Monique e a mãe durante matrícula na Unicamp, em Campinas (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)Monique e a mãe durante matrícula na Unicamp, em Campinas (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here