Showtec2024
CLIMAMARACAJU

Microexplosão em Maracaju/MS? Confira a notícia e veja o vídeo exclusivo!

A câmera do Clima ao Vivo em parceria com a ClickNet Telecom, registrou um temporal severo com rajadas de forte intensa  em Maracaju/MS, nesta tarde de segunda-feira (17).

Conforme o meteorologista Marcelo Pinheiro “Pode ser que tenha passado sobre uma área inabitada, apenas com vegetação rasteira.Pelo vídeo, o deslocamento da coluna de ar vertical se assemelhava com uma micro…”.  No entanto, apenas a semelhança não é o suficiente para caracterizar como uma microexplosão, um fator que ajudaria na análise, seria o tipo de dano causado pelo fenômeno.

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

O que são microexplosões?

Microexplosões são fenômenos climáticos formados quando as correntes descendentes de ar em uma tempestade são intensificadas e se tornam muito fortes, seja por uma carga de precipitação, seja por conta de resfriamento por evaporação.

Como se formam?

Segundo o Matheus Manente da nossa parceira Oráculo Meteorologia, as microexplosões possuem três estágios: o contato, quando a corrente de ar toca o chão; o outburst, quando o vento se espalha violentamente, e a almofada, quando a piscina de ar frio forma uma camada que impede que o ar continue atingindo a superfície e a destruição cessa. Veja a notícia completa

Fonte: Oráculo Meteorologia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo