MS tem alerta para ventos de 100 km/h e queda de granizo nesta quinta-feira, diz previsão

Chuva em Campo Grande (Arquivo Midiamax)

Midiamax

A tempestade que atingiu algumas áreas nesta quarta-feira (14), pode abranger praticamente todo  nesta quinta-feira (15). O alerta emitido desde ontem é para chuva entre 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos entre 60 e 100 km/h, e queda de granizo. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois avisos, de cores amarelo a laranja que representam perigo potencial e perigo com validade até as 11 horas desta quinta-feira (15).

Em Campo Grande por exemplo, as pancadas de chuva de ontem foram de 6,6 milímetros, os ventos chegaram a 80 km/h e as temperaturas caíram de 38,6°C para 20,3°C em 20 minutos, segundo o meteorologista Natálio Abraão.

 afirma que nesta quinta-feira os ventos terão intensidade fraca a moderada com possibilidade de rajadas em todas as regiões, em especial as áreas sul e bolsão. As temperaturas ficarão amenas, podendo variar entre 20°C a 35°C no Estado. Para Campo Grande, a mínima estimada é de 23°C e a máxima de 29°C. O tempo segue nublado a encoberto, com melhora na umidade relativa do ar, que varia de 80% a 50%.

Alerta

De acordo com o Climatempo, as intensas rajadas de vento associadas com pancadas de chuva, são provocadas por nuvens cumulonimbus. Trata-se de nuvens típicas de temporal, que se desenvolvem em uma atmosfera úmida e quente, e que se tornam cada vez mais comuns no decorrer das estações primavera e verão.

Diante desses fenômenos adversos que podem ocorrer em diversos pontos do Estado, a Coordenadoria de Defesa Civil Estadual e o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, orientam que os sul-mato-grossenses fiquem atentos as primeiras chuvas da primavera que são de difícil previsibilidade e podem vir acompanhadas de raios, ventos fortes e queda de granizo.

Em caso de ventos fortes a orientação principal é não estacionar embaixo de árvores, placas de propaganda e torres de transmissão, pois há risco de queda. No caso de chuvas fortes, não subir em telhados durante ou após a tempestade; evitar pontos de alagamentos ou enxurradas temporárias; no trânsito, buscar rotas alternativas ou lugar seguro para esperar a chuva passar; caso não seja possível dirija devagar, acenda o farol e mantenha distância dos veículos à sua frente.

Em caso de raios, evite locais abertos; não se abrigue embaixo de árvores; mantenha distância de cercas de metal; fique calçado; desligue eletroeletrônicos da tomada; não fique em pontos altos como morros ou topos de prédios; e não se abrigue embaixo de estruturas metálicas.

Para receber os alertas da Defesa Civil basta enviar um SMS para o número 40199 e colocar no corpo da mensagem o CEP da residência