Ordenação do novo bispo será no sábado

Novo bispo (à dir.) assumirá cargo deixado por Dom Redovino (à esq.) (Foto: Reprodução/Facebook/Paulo Takarada)

A ordenação episcopal e posse de Dom Henrique Aparecido de Lima como bispo da Diocese de Dourados será neste sábado (30). A cerimônia será na Catedral Imaculada Conceição a partir das 17h30 e terá a duração aproximada de duas horas e meia.

Além do rito de ordenação, haverá ainda a apresentação do mandato apostólico ao colégio de consultores na presença do chanceler da cúria diocesana. É o documento enviado pelo papa Francisco oficializando que Dom Henrique foi nomeado bispo da Diocese de Dourados.

“A celebração é para legitimar este ato que também é um ato jurídico, afinal ele passa então a assumir a Diocese de Dourados enquanto bispo titular”, explica o padre Feranndo Lorenz. A cerimônia deve encerrar por volta de 20h.

Durante o rito, haverá a liturgia da palavra, apresentação do eleito e ordenação para o ministério episcopal. Terá também o chamado propósito do eleito, que é quando Dom Henrique faz suas promessas (parecido com um juramento).

A celebração continua com a ladainha que é a evocação de todos os santos, para que intercedam e auxiliem o novo bispo em sua jornada. Após esta, começa o rito principal, que é aquele em que todos os bispos presentes fazem a imposição das mãos e preces de oração sobre o eleito. “A imposição das mãos é a transmissão do espírito santo, que o capacita para que seja bispo”, lembra o padre.

É feita ainda a unção Dom Henrique na cabeça para expressar a especial participação no sacerdócio de cristo; entregue o livro do evangelho para lembra-lo que sua primeira missão é a pregação, e também as insígnias que tem suas simbologias próprias. Estas são o anel, a mitra (espécie de chapéu) e o báculo (espécie de cajado). É ainda realizada a comunhão, com passagem do novo bispo pelo povo, entre outros momentos importantes, antes da benção final.

O novo Bispo

O anúncio de que Dom Henrique foi escolhido pelo Papa Francisco para assumir o cargo de bispo da Diocese de Dourados, foi no dia 21 outubro do ano passado, relembre aqui. Ele tem 51 anos de idade, nasceu em Assis Chateaubriand (PR) e atuava em Curitiba (PR) antes de ser enviado a Dourados.

Durante estes três meses que antecederam a ordenação, ele precisou cumprir algumas obrigações. Entre estas, a realização de retiro espiritual e cursos em Roma, na Itália, e em Brasília (DF).

A saída de Dom Redovino

Dom Henrique assumirá o cargo ocupado durante 15 anos por Dom Redovino Rizzardo, que precisou renunciar ao cargo devido a uma norma da Igreja Católica, que prevê que todo bispo ao completar 75 anos de idade precisa colocar o cargo a disposição. Ele completou essa idade em abril do ano passado. A missa de despedida de Dom Redovino foi realizada no domingo (24), com a catedral cheia.

Em entrevista especial ao Dourados News, depois o aníncio do nome que o substituiria, Dom Redovino falou sobre sua atuação a frente da Diocese, além de comentar sobre alguns temas polêmicos. Confira a entrevista completa clicando aqui.

bispo1
Missa de despedida de Dom Redovino (Foto: Reprodução/Facebook/Paulo Takarada)

Douradosnews