Prefeitura de Maracaju adquire aparelho de automação e agiliza realização de exames em laboratório municipal

Dentre as diversas aquisições de equipamentos na área de saúde em Maracaju está o aparelho de automação laboratorial com micro técnica que utiliza pequeno volume de sangue para a realização de diversos exames bioquímicos. O agendamento dos exames deve ser feito eletronicamente na unidade de saúde. Os exames são realizados no laboratório municipal das 06h00min as 07h30min. Com a aquisição do aparelho de automação o município de Maracaju realiza com mais agilidade um total de 13 tipos de exames. Dentre eles: Colesterol Total e Frações (Colesterol total, colesterol HDL, Colesterol VLDL, Colesterol LDL); Triglicerídeos; Glicose; Uréia; Creatinina; AST (TGO); ALT (TGP); Ácido úrico; Bilirrubina Total e frações; Fosfatase Alcalina e Gama GT.

 

A intenção é facilitar o fluxo de atendimento em número de exames por dia. Os pacientes são agendados em cada unidade de saúde. O paciente consulta e ao sair já é agendado o dia e a hora para realizar o exame.  Vale ressaltar que ele recebe todas as informações prévias de preparo para o exame, na seqüência ele deve se dirigir ao laboratório municipal e realizar o exame no dia e hora marcado. O resultado deste exame é encaminhado diretamente à unidade de saúde onde foi realizada a consulta.

 

A Coordenadora do Laboratório Municipal, Cláudia Corrêa Stuhrk Sarian, explicou que antes os exames eram feitos de forma manual, com o equipamento as ações mudam. A capacidade total do equipamento é de realizar 400 exames por hora e são atendidos hoje uma média de 70 pacientes por dia, tendo uma perspectiva de aumento desse número. “São diagnosticadas vários tipos de doenças com apenas uma pequena quantidade de amostra sanguínea. O aparelho realmente trouxe mais agilidade na realização dos exames.” Disse Cláudia.

 

Segundo o médico Luiz Possi, este é um equipamento que tem de mais moderno e melhor, sem dúvida é um avanço muito grande, facilitando a vida dos profissionais e principalmente dos pacientes. “O exame é feito e entregue no mesmo dia, e com o sistema eletrônico de agendamento o paciente pode buscar na sua unidade de saúde e não precisa mais voltar no laboratório central. Em uma segunda etapa pretende-se incluir os pacientes internados na Associação Beneficente de Maracaju, centralizando o atendimento no Laboratório Municipal”. Disse o médico.

 

Para o prefeito Maurílio Ferreira Azambuja a aquisição do equipamento é de suma importância a comunidade. “O aparelho de automação é uma aquisição com recursos próprios e está trazendo muitos benefícios à saúde do município. Com o equipamento novo e o trabalho dos profissionais vamos atendendo as pessoas de Maracaju, vale ressaltar que um biomédico e um bioquímico foram convocados através do concurso público e já estão trabalhando. Isso é administrar para todos e é assim que vamos continuar fazendo, pois onde todos trabalham todos crescem.” Enfatizou o prefeito.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here