Presidente da Fiems autoriza início de obras do Centro Integrado Sesi Senai em Maracaju

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, assinou, nesta sexta-feira (13/12), em cerimônia na Câmara de Vereadores de Maracaju, a ordem de serviço para a construção do Centro Integrado Sesi Senai no município, que tem previsão de entrega para 13 de setembro de 2014 e consumirá recursos da ordem de R$ 7 milhões. “Nesta data quero estar de volta para inaugurar essa obra de extrema importância para o setor empresarial da região. Temos uma grande empresa chinesa chegando e, por isso, é importante a qualificação da mão de obra no município. Além disso, os laboratórios do Senai que estão previstos vão atender a demanda dos chineses”, declarou, referindo-se ao BBCA Group, que vai investir R$ 640 milhões na construção de uma fábrica para processamento de milho.

 

Ele destacou ainda as ações do Sistema Fiems nas áreas de educação profissional, por meio das salas de aula móveis e as unidades móveis de qualificação do Senai. “Enquanto as instalações do Centro Integrado Sesi Senai não ficarem prontas, vamos atender a região com as unidades móveis, as de saúde já a partir do próximo ano”, disse, reforçando a presença em 42 municípios do Estado com ações nas áreas de saúde, educação e qualificação profissional. “É um grande enfrentamento à falta de qualificação profissional. Se todos os municípios entendessem que o Sistema S está disponibilizando gratuitamente essa oportunidade de formação de mão de obra vamos ter estoque de pessoas qualificadas, aí fica fácil fazermos o desenvolvimento”, disse.

 

Já o prefeito de Maracaju, Maurílio Ferreira Azambuja, reforçou que a empresa chinesa processadora de milho vai precisar de gente qualificada. “Essa obra do Centro Integrado Sesi Senai é de grande importância para Maracaju e municípios vizinhos porque vai preparar pessoas para o futuro. A Fiems vai contribuir para crescimento do município, trazendo essa qualificação”, declarou. Para o presidente da Câmara de Vereadores de Maracaju, Edio Antonio Resende de Castro, a assinatura de ordem de serviço marca a chegada de um centro de formação que vai trazer oportunidade para os moradores da cidade.

 

 

Repercussão

 

O senador Delcídio do Amaral também participou do evento e classificou a obra como emblemática. “Maracaju prepara-se para novos investimentos. Quando um grande investimento vem, outros vêm atrás. A importância do projeto é viabilizar isso multiplicando a qualificação profissional. É um acerto grande qualificar primeiro as pessoas, como iniciativa de prepara-las para ocuparem os postos que vão surgir”, declarou.

 

Para o diretor da Fiems, Raul Barbosa, o Centro Integrado é uma obra grandiosa para Maracaju. “Fico muito feliz em ver essa marca do Sistema Fiems em Maracaju, pois nasci aqui. É a força da nossa indústria”, afirmou. O também diretor Sidnei Pitteri salientou que a chegada do Centro Integrado vai beneficiar toda a região. “Realmente é um marco para Maracaju e confirma a cidade no contexto industrial de Mato Grosso do Sul. O Sistema chega com grande força e alavanca o desenvolvimento”, disse.

 

Também destacou a grande satisfação com relação a chegada do Centro Integrado Sesi Senai em Maracaju o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e presidente da Famasul, Eduardo Riedel. “Morei 13 anos aqui e para mim é uma grande honra estar presente em um momento de grande contribuição para o município. O Sérgio é um grande parceiro e tem feito a diferença no Mato Grosso do Sul na articulação com Sistema S e as empresas”, declarou, pontuando que Maracaju se tornará mais forte com a ação do Sistema S. “Com certeza essa ação da Fiems vai contribuir com isso porque está ajudando a trazer um ambiente industrial para cá e isso ajuda a desenvolver todos os outros setores”, finalizou.

 

Centro

 

O Centro Integrado Sesi Senai de Maracaju será edificado em área de 21,5 mil m² localizada na Rua Alcides Vieira de Matos, sendo que a área construída será de 4.416,38 m². No local serão disponibilizados serviços nas áreas de educação básica articulada com a educação profissional, concentrando, em um único local, o mais completo espaço de formação da cidadania aliado à capacitação profissional.

 

Além disso, o local oferecerá educação (Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos), esporte, saúde (geral e ocupacional), lazer e cultura disponibilizados pelo Sesi e aprendizagem industrial, qualificação e aperfeiçoamento profissional, além da educação profissional técnica de nível médio, oferecidas pelo Senai.

 

Ao todo, a área construída vai incluir bloco administrativo, estacionamento, quadra poliesportiva, 11 salas de aula, biblioteca, cantina, oficina metalomecânica, 1 oficina multiuso, 1 oficina eletroeletrônica, 1 laboratório de informática e 1 laboratório físico-químico.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here