Projeto rural Sustentável foi apresentado aos pequenos produtores

Assessoria de imprensa

Nos dias 19 e 20 de outubro de 2020, o diretor do Departamento do Fomento Agropecuário da Prefeitura de Maracaju, Eloar Castelaci , recebeu em Maracaju  monitora local do Projeto Rural Sustentável- Cerrado, Fabiana Vasconcelos.

Ambos visitaram associações e produtores rurais da agricultura familiar do município. O objetivo da visita foi apresentar o projeto, mobilizar e cadastrar produtores interessados na iniciativa, que está ocorrendo em 26 municípios do estado de Mato Grosso do Sul, além de outros municípios dos estados de Goiás, Moto Grosso e Minas Gerais.

Durante 4 anos, com investimentos que ultrapassam os R$ 100 milhões, o Projeto Rural Sustentável – Cerrado tem o objetivo de implantar práticas agrícolas de baixa emissão de carbono, a partir dos sistemas de irrigação Lavoura-Pecuária -Floresta (ILPF)e da Recuperação de Pastagem Degradadas (RPD).

O projeto é financiado pelo Fundo Internacional para o Clima do Governo do Reino Unido, em cooperação com o Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (ABS) é o responsável pela execução e administração do projeto e a Associação Rede ILPF, por meio da Embrapa, pela coordenação cientifica e apoio técnico.

Eloar e Fabiana visitaram a Associação dos Pequenos produtores do assentamento Canta Galo, Associação dos Produtores Rurais PA Santa Guilhermina, Associação negra Rural Quilombola de São Miguel e produtores rurais do Assentamento Valinhos.

Maiores informações podem ser encontradas no portal do projeto htps://ruralsustentavel.org/ onde também é possível realizar o cadastramento de produtores (as), organizações socioprodutivas (associações e cooperativas) e demais atores do projeto.

Então, através deste cadastro os atores serão comunicados e receberão e primeira mão o conteúdo das ações do projeto, como os editais, os dias de campo e demais eventos e atividades a serem promovidas nos municípios participantes.

Fotos: Fabiane Vasconcellos