DESTAQUES

Raízen oferece curso técnico em Rio Brilhante

Erick Xavier

Rio Brilhante, 5 de setembro de 2022 – Jovens que atuaram como aprendizes do Senai na Raízen em Rio Brilhante (MS) iniciaram uma nova etapa da jornada profissional, com a efetivação na companhia e o início das aulas do Projeto Tuiuiú, que tem como objetivo acelerar a formação técnica específica em mecânica de manutenção. Ao todo, 26 colaboradores fazem parte do programa, que envolve treinamentos aplicados com ênfase em segurança e manutenção de colhedoras e tratores, com vivência prática no parque de bioenergia da Raízen na cidade.

O curso terá duração de 416 horas, com previsão de conclusão em dezembro deste ano. A aprendizagem teórica é feita em sala de aula, a partir de conteúdos sobre mecânica, hidráulica, elétrica e automação. Já a aprendizagem prática ocorre nas áreas de manutenção da empresa e consiste na realização de montagens e desmontagens, testes elétricos e hidráulicos, além de dinâmicas sobre resolução de falhas.

A iniciativa de ativar o programa de aprendizes com a contratação dos jovens e o projeto de aceleração técnica contribuem para o desenvolvimento de quem está iniciando a carreira, além de promover a inclusão e diversidade na área de manutenção automotiva. O setor, que durante muito tempo era restrito ao público masculino, tem atraído cada vez mais mulheres, sendo que 31% da turma de alunos do Projeto Tuiuiú é composto por elas.

“Acreditamos no potencial da juventude local e apostamos nesse projeto com a certeza de que, por meio de iniciativas como essa, teremos profissionais ainda mais capacitados para promover a sustentabilidade da área de manutenção automotiva, proporcionando mais segurança, qualidade e produtividade nas atividades que realizamos todos os dias”, comenta Vitor Chedid, gerente de Manutenção Automotiva na Raízen e líder do Projeto Tuiuiú na companhia.

“O projeto é uma grande oportunidade de crescimento profissional, e é muito bom aprender com profissionais da área que atuam na companhia”, explica Bianca Morais, que é auxiliar de mecânica na Raízen e passa pela formação. “Iniciamos as aulas recentemente e estou aprendendo novos procedimentos de operação de máquinas. Minha expectativa é extrair o máximo de conhecimento para ter cada vez mais oportunidades dentro da Raízen”, ressalta.

Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de mais de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de mais de 7.900 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo