Senadora Soraya Thronicke visita canteiro de obras de fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo​

Assessoria de Comunicação – Senadora Soraya Thronicke

A senadora Soraya Thronicke (PSL/MS) visitou, nesta segunda-feira (26/07), o canteiro de obras da fábrica de celulose que a Suzano está construindo no município de Ribas do Rio Pardo (MS) com investimento da ordem de R$ 14,7 bilhões. Além disso, a parlamentar sul-mato-grossense também conheceu o alojamento construído para os operários que estão trabalhando no empreendimento e aproveitou para se reunir com o prefeito João Alfredo Daniese (PSOL), com o presidente da Câmara de Vereadores, Tiago do Zico (PSDB), e com representantes do Conselho de Segurança do município para tratar sobre os impactos da fábrica.

Segundo Soraya Thronicke, o município de Ribas do Rio Pardo é motivo de orgulho para todos os sul-mato-grossenses por ter sido escolhido pela Suzano para a construção da maior fábrica de celulose do mundo. “Esse empreendimento já está trazendo desenvolvimento para a região e, nós, como parlamentares, precisamos ajudar em tudo que for necessário para a concretização desse megainvestimento, que está gerando empregos e melhorando a renda da população local. Nós acreditamos neste Estado, que ainda tem muito a contribuir para o Brasil”, disse.

A senadora completa que uma das reivindicações da classe política do município e dos representantes da Suzano é a duplicação do trecho da BR-262 que corta o município, principalmente no perímetro urbano, para evitar acidentes de trânsito devido ao fluxo constante de veículos pesados. “A cidade também tem algumas questões que precisam ser resolvidas, uma delas é que dentro da zona urbana há muitos terrenos da União que precisam ser formalizados como áreas municipais. Por isso, vou agendar uma reunião no Ministério da Infraestrutura com o ministro Tarcísio para conseguirmos avançar nessas pautas tão necessárias neste momento”, ressaltou.

Megaempreendimento

No canteiro de obras, o engenheiro-civil Henrique Guatimosim Filho explicou à senadora que a construção da fábrica conta atualmente com 800 operários, mas, no pico da obra, esse número deve chegar a 10 mil trabalhadores, o que elevará a população de Ribas do Rio Pardo para 35 mil habitantes. Ele completou que será a maior fábrica de celulose de linha única de eucalipto do mundo, com capacidade para produzir 2,5 milhões de toneladas de celulose por ano, e a previsão de inauguração é para o primeiro trimestre de 2024.

Soraya Thronicke também foi conhecer o alojamento dos operários que estão construindo a fábrica de celulose. O espaço foi montado pela empresa Alojamentos Aliança, do Estado do Paraná, cujo representante, Joel José May, informou que a capacidade será para 1,3 mil trabalhadores, incluindo um refeitório para 800 pessoas. Além disso, sendo que a construção é moderna e poderá ser repassada à cidade para um futuro empreendimento social. “Fiquei muito feliz com a visita da senadora e foi possível explicar para ela sobre a necessidade de aumentar o efetivo da Polícia Militar e da Polícia Civil na cidade, pois o fluxo de pessoas está crescendo diariamente. A segurança é fundamental, pois, somente no nosso alojamento, serão 1,3 mil pessoas a mais que estarão circulando pelas ruas da cidade e tudo pode acontecer”, alertou.

Reivindicações

Na segunda parte da agenda da senadora Soraya Thronicke em Ribas do Rio Pardo, o prefeito João Alfredo Daniese e o presidente da Câmara de Vereadores, Tiago do Zico, entregaram em mãos um ofício com três grandes demandas do município. Uma das reivindicações é para que a parlamentar possa intervir junto ao Ministério da Saúde para ampliar o número de doses de vacinas contra a covid-19 para imunizar toda a população adulta do município, já que, de imediato, chegaram mais de dois mil trabalhadores de várias regiões do País à cidade.
Além disso, eles pedem a regularização do prédio da Câmara Municipal, que é patrimônio da União, mas está sendo utilizado há vários anos pelos vereadores, bem como de outras áreas do município. A terceira demanda envolve a duplicação da BR-262 para melhorar a mobilidade na região, não só no perímetro urbano de Ribas do Rio Pardo, mas também o trajeto de Campo Grande até Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul. “Foi muito importante essa visita da senadora, pois nos permitiu mostrar as preocupações que nós temos com a construção dessa fábrica de celulose e também serviu para repassar as nossas demandas”, disse o prefeito João Alfredo Daniese.​