Showtec2024
DESTAQUESNOTÍCIAS

Servidores aprimoram conhecimentos em técnicas de redação para auditorias

Olga Cruz

Mais de 30 servidores que fazem parte das Divisões de Fiscalização do TCE-MS deram início nesta segunda-feira, 21 de março, a uma série de estudos sobre “Técnicas Aplicadas na Redação de Relatório de Auditoria com ênfase na Língua Portuguesa”. A capacitação, com duração até o dia 25/03, está sendo realizada no auditório da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), e tem como instrutor o auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcelo Luiz Souza da Eira.

De acordo com o instrutor do TCU, a capacitação é muito importante porque a elaboração de um relatório de auditoria, ou mesmo de uma instrução processual, é uma fase das mais importantes do trabalho de um auditor. Segundo Marcelo Eira, é o fechamento de todo um processo e por meio deles o auditor se comunica com o gestor e com o conselheiro quando ele explicita suas conclusões. “Por isso, se o auditor não tiver um trabalho muito bem feito tecnicamente de planejamento e execução, apresentando erros, não vai conseguir comunicar o que é correto e coloca a perder as etapas anteriores”.

Essa é a primeira turma de auditores estaduais de controle externo que serão capacitados com o curso, que está dividido em quatro módulos. O módulo 1, aborda a revisão conceitual, gêneros textuais e normas de auditoria. O módulo 2 vai abordar a revisão, relatório preliminar e requisitos de qualidade. O módulo 3 vai orientar sobre as técnicas de redação aplicadas a relatórios de auditoria. E o módulo 4 traz a estrutura do relatório, recomendações e fases posteriores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo