Sétima edição do TPS ocorrerá de 27 de novembro a 1º de dezembro, na sede do Tribunal TSE publica edital de convocação do Teste Público de Segurança da Urna 2023 Foi publicado, em edição extraordinária do Diário da Justiça eletrônico (DJe) desta quarta-feira (23), o edital de convocação do Teste Público de Segurança da Urna (TPS 2023), que será realizado no sistema eletrônico de votação e apuração a ser utilizado nas Eleições Municipais de 2024. O TPS ocorrerá no período de 27 de novembro a 1º de dezembro deste ano, em espaço especialmente preparado e reservado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o evento. No dia 27 de novembro, as atividades do TPS terão início às 13h e terminarão às 17h. De 28 de novembro a 1º de dezembro, as atividades ocorrerão das 9h às 18h. Para esta edição, serão usados os modelos mais recentes de urnas eletrônicas (UE2020 e UE2022). De acordo com o edital, o TPS tem por objetivo fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, bem como propiciar o aperfeiçoamento do processo eleitoral. O Teste Público contempla ações controladas com o objetivo de identificar vulnerabilidades e/ou falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição, além de apresentar as respectivas sugestões de melhoria. Esta será a sétima edição do TPS, que teve a primeira edição em 2009. Confira a íntegra do edital de convocação do TPS 2023

Grande grupo visitou a cidade, já se reuniu anteriormente com o Governador Eduardo Riedel, tendo grande interesse na abertura de novos caminhos e negócios por meio da “Rota Bioceânica”.

Assessoria de Comunicação

Uma importante reunião aconteceu na última semana na Prefeitura de Maracaju, recepcionados pelo Prefeito Marcos Calderan, integrantes da Cooperativa Chortitzer do Paraguai visitaram o município para conhecer as potencialidades locais da região.

A cooperativa tem como principal responsabilidade fomentar e facilitar o desenvolvimento de seus 7.017 associados, prestando uma completa assistência na produção, processamento e comercialização de produtos nos mercados locais, nacionais e internacionais.

Além disso, a cooperativa oferece uma ampla variedade de serviços: departamento de crédito e empréstimo, comércio e comércio, comércio de gado, importação/exportação; forragem, produção diária e de carne bovina, assistência técnica e consultoria, entre outros.

O objetivo da visita, foi de conhecer as potencialidades do Mato Grosso do Sul e dos municípios que farão parte da “Rota Bioceânica”, projeto em pleno andamento que gera a Integração da Infraestrutura Regional sul-Americana (IIRSA), visando interligar os litorais do Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico no Cone sul da América do Sul.

Conforme o Prefeito de Maracaju, Marcos Calderan essa visita tem grande representatividade para o futuro de prosperidade que o município deve obter com a finalização da Rota Bioceânica.

O grupo paraguaio, veio acompanhado do Odilon Trindade Valençoe, idealizador do “Ferro Guarani”. A Cooperativa Chortitzer também é responsável pela Asociación Civil Chortitzer Komitee.

Participaram da reunião, além do Prefeito Marcos Calderan o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann, Presidente da Cooperativa Chortitzer Ronald Reimer Hiebert. Vice-Presidente Elroy Funk Wiens, Secretário Walter Sawatzky, Tesoureiro Ronald Reimer Funk, Conselheiro Alfred Giesbrecht Friesen, Conselheiro Delmer Froese Doerksen, Conselheiro Cornelius Schroder Wiebe, Presidente da Junta de Vigilância Erwin Giesbrecht Harder, Secretário JUVI Roberto Hiebert Reimer, Membro da JUVI  Viktor Wiebe, Gerente Geral da Cooperativa Florian Reimer Falk e o Gerente Geral da Associação Civil Chortitzer Komitee Norman Toews Giesbrecht.