Showtec2024
DESTAQUESSAUDE

Sindifiscal/MS abraça campanha Setembro Amarelo

Sindifiscal/MS

O próximo dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que faz parte da campanha “Setembro Amarelo”. O intuito é conscientizar a população sobre uma série de fatores que podem fazer com que o indivíduo tire sua vida. A campanha, realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, acontece anualmente desde 2014 e em 2022 traz o lema “A vida é a melhor escolha!”.

O Sindicato dos Fiscais Tributários Estaduais de MS – Sindifiscal/MS – aderiu à campanha e, por meio de parceiros, traz divulgações para seus filiados.  Conforme a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano de 2019, estima-se mais de 1 milhão de casos de suicídio em todo o mundo. No Brasil, os números se aproximam a 14 mil por ano, chegando à média de 38 suicídios por dia. Quase 100% dos casos registrados estão relacionados a doenças mentais. Pensando nisso, a campanha é de suma importância para que cada dia mais pessoas tenham acesso a tratamentos psicológicos e psiquiátricos adequados.

O Sindifiscal/MS possui o “Programa Vida Saudável” que conta com assistentes sociais para acompanhamento e orientações para os sindicalizados, aposentados e pensionistas que necessitam de acompanhamento social e de saúde. “Todos os anos, procuramos realizar campanhas assim dentro das nossas delegacias, seja usando as cores do Setembro Amarelo ou trazendo referências daquele mês. O trabalho do serviço social do Sindifiscal/MS é realmente para que os sindicalizados, sejam eles da ativa ou aposentados, saibam onde podem procurar ajuda, porque nunca sabemos quem está precisando”, revela a assistente social do sindicato, Cleonice FFontoura. Ainda, segundo ela, essa conscientização deveria ser realizada com mais frequência. “É um mês de muita reflexão para sabermos o que podemos fazer para ajudar essas pessoas e uma conscientização que deveria ocorrer em todos os meses”, complementa.

O programa do sindicato teve início em junho de 2017 e se mostrou ainda mais necessário durante a pandemia, conforme relata o diretor presidente em exercício Erik Costa Bittencourt. “Na pandemia, foi realizado um trabalho junto aos aposentados e pensionistas de todas as delegacias sindicais do estado. O isolamento, exigido pelo período, poderia trazer outras doenças, como a depressão. Mais do que conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde, os assistentes sociais conseguem identificar potenciais problemas e direcionar os filiados”.

Buscando a qualidade de vida de seus associados, todos os aposentados, pensionistas e sindicalizados podem receber atendimentos sociais pelo telefone da Coordenação de Serviço Social do Sindifiscal/MS (67) 99278-4844.

Se você estiver com sérios problemas e chegar a considerar o suicídio, pode procurar ajuda entrando em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV) pelo telefone 188.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo