NOTÍCIAS

Surto de laringite aumenta corrida ao Hospital da Vida

Crianças com sintomas da doença aparecem diariamente naquela unidade hospitalar; médico alerta os pais para procurar ajuda imediata

Aumenta procura por atendimentos no Hospital da Vida

 

Com a mudança no tempo, aumentou a procura pelo Hospital da Vida (HV) de pacientes com sintomas de laringite, que já é considerado um surto. O diretor clínico do Hospital da Vida, pediatra Luiz Carlos Arruda Leme informou que a procura de atendimento na unidade hospitalar de casos de laringite em crianças aumentou há cerca de um mês. Ele não tem uma estatística, mas garante que os casos são muitos e surgem diariamente. A maior parte das crianças são medicadas e liberadas, mas dependendo do quadro clínico é necessária internação.

Ele alerta aos pais que, ao constatarem sintomas como som alto agudo, como uma espécie de ‘tosse de cachorro’ e dificuldade para respirar, além de febre, os pais devem procurar imediatamente um médico. “Dependendo do quadro, a doença pode provocar insuficiência respiratória grave e até ao óbito”, alerta.

O médico informou, ainda, que a laringite aguda é uma doença altamente contagiosa, especialmente durante os primeiros dias. É transmitida através de secreções respiratórias, ou por meio de tosse ou espirro. “Pode se tornar epidêmico se não tomar os devidos cuidados”, disse Arruda Leme.

SAIBA MAIS

A laringite é uma doença viral comum em crianças, caracterizada pelo surgimento súbito da “tosse de cachorro” (“tosse ladrante”, no termo médico). Embora a doença não seja em princípio grave, em crianças pequenas pode provocar inchaço na laringe e na traquéia, na região da garganta, obstruindo a passagem de ar pelas vias aéreas e dificultando a respiração.

A laringite afeta principalmente crianças de 6 meses a 3 anos, mas pode ocorrer em crianças mais velhas. As épocas de maior ocorrência são o outono e o inverno.

MÉDICO

O momento de procurar um médico chega quando os pais começam a ficar assustados, com a impressão de que a garganta do filho vai fechar e quando faz muito barulho ao respirar, mesmo em repouso.

Neste caso a orientação é levar a criança imediatamente ao pronto-socorro, ainda que seja no meio da madrugada.

Excesso de baba pode ser também um sinal de alerta para uma doença mais grave, causada por bactérias. Além de medicamentos, o médico pode receitar inalação. Mas se o profissional achar que o caso é mais grave pode solicitar a internação do paciente.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo