Maracaju 100 anos
NOTÍCIAS

Temporal alaga o Rio e interrompe o sistema de trens

Amanhecer no Rio visto da passarela da Estação de Metrô da Av. Presidente Vargas, no Centro da cidade. O dia amanheceu chuvoso deixando várias ruas alagadas e o trânsito congestionado

Amanhecer no Rio visto da passarela da Estação de Metrô da Av. Presidente Vargas, no Centro da cidade. O dia amanheceu chuvoso deixando várias ruas alagadas e o trânsito congestionado (F

A região metropolitana do Rio enfrenta mais uma manhã de transtornos em função das fortes chuvas na madrugada desta terça-feira. Por volta das 5h da manhã, um temporal atingiu bairros da capital, causando alagamentos e transtornos no transporte público. A chuva também deixou em alerta máximo diversos rios da Baixada Fluminense, de acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O temporal afetou ainda sistema de trens urbanos da região, que ficou parcialmente parado por volta das 7h30 da manhã.
Desde cedo, grandes avenidas da cidade estavam alagadas, como o Aterro do Flamengo, na zona sul, e a Radial Oeste e Avenida Brasil, ambas na zona norte. O Aterro, principal via expressa de ligação entre a zona sul e o Centro da cidade, ficou interditado em função dos bolsões de água na pista. Na Radial Oeste, que corta a zona norte, o transbordamento do Rio Joana, ao lado do Maracanã, provocou os alagamentos.
Houve problemas e alagamentos em diversos bairros, como Vila Isabel, Tijuca e Grajaú, na zona norte, Flamengo, Catete e Glória, na zona sul, e ainda Parada de Lucas, no subúrbio, e Santo Cristo e Gamboa, na zona portuária. Ruas e avenidas tiveram que ser bloqueadas e o trânsito ficou completamente congestionado em alguns pontos.
Por causa das chuvas, a concessionária SuperVia, responsável pelo sistema de trens urbanos, interrompeu a circulação das composições entre a estação Central e Saracuruna. A interrupção, por volta das 7h30, durou cerca de 15 minutos e foi causada, segundo a empresa, por um alagamento no trecho entre Manguinhos e Triagem, na zona norte do Rio.
A previsão da meteorologia para a cidade é de tempo nublado e mais chuvas durante todo o dia. As temperaturas devem ficar entre 20º e 28º nesta terça-feira. Desde domingo o Rio está em estado de atenção por conta das fortes chuvas que caem ao longo do dia, alternadas com períodos de sol fraco entre nuvens.
Baixada Fluminense – Na região metropolitana do Rio, as chuvas também foram fortes na madrugada. Belfort Roxo, região que já fora atingida pelos temporais do início do mês, foi castigada desde a tarde de segunda-feira com novas chuvas. De acordo com a Defesa Civil do município, choveu cerca de 40% do previsto para todo o mês, o que fez que bairros inteiros ficassem alagados. O Rio Botas transbordou e causou alagamentos nos bairros de Parque Amorim e Maringá.
Já o rio Capivari, que corta Belfort Roxo e também Duque de Caxias, está em estágio máximo de alerta de acordo com o Inea. No início do mês, no distrito de Xerém, em Duque de Caxias, o transbordamento causou a destruição de 150 casas às margens do rio e a morte de duas pessoas. Ainda segundo o Inea, em São João do Meriti também na Baixada, o rio Pavuna está em alerta máximo.
 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo