Showtec2024
DESTAQUESELEIÇÕES 2022

Tira-Dúvidas do TSE no WhatsApp ganha ferramenta inédita de checagem de fatos para as Eleições 2022

Em uma iniciativa pioneira no mundo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está adicionando mais recursos ao seu canal oficial no WhatsApp para que eleitores possam identificar notícias falsas relacionadas ao processo eleitoral. Em parceria com o WhatsApp, as empresas Meedan, provedora de tecnologia sem fins lucrativos, e Infobip, um dos principais provedores de serviços para negócios no aplicativo, o chatbot permitirá que eleitores busquem por assuntos e recebam imediatamente conteúdos verificados por um grupo de agências de checagem parceiras da Justiça Eleitoral.

A novidade abre a possibilidade para que eleitores descubram se um conteúdo é falso pesquisando por termos diretamente na conta oficial do TSE. Com isso, fica facilitada a consulta por informações sobre o processo eleitoral que já foram verificadas. O projeto também é uma parceria com as agências de checagem Agência Lupa, Aos Fatos Projeto Comprova, Estadão Verifica.

Caso o conteúdo buscado pelo eleitor ainda não tenha nenhuma correspondência já verificada, a informação será encaminhada para o grupo de checadores de fatos e em breve o eleitor poderá se cadastrar para receber uma notificação quando esse conteúdo estiver disponível.

Com mais de 530 mil inscritos para receber informações confiáveis, a conta verificada do TSE no WhatsApp permite mais interação com o Tribunal e vem sanando dúvidas dos eleitores sobre as eleições. Dentre os conteúdos mais acessados estão consulta de situação eleitoral e local de votação, informações sobre cadastro e uso da biometria, página ‘Fato ou Boato’ e solicitação da certidão de quitação eleitoral.

”Essa é mais uma novidade que implementamos para permitir que qualquer pessoa tenha condição de pesquisar de forma rápida e fácil se a informação que recebeu é verdade ou não. Antes de compartilhar, mande para o Bot do TSE e verifique. Enfrentar a desinformação é tarefa de todo mundo”, ressalta Giselly Siqueira, secretária de comunicação e multimídia do TSE.

“Além de fornecer informações confiáveis sobre o processo eleitoral, o Tira-Dúvidas do TSE no WhatsApp traz mais recursos para aproximar os eleitores dos conteúdos verificados e reforça o empenho do WhatsApp no combate à desinformação. Essa inovação põe em outro patamar  a forma como as pessoas podem acessar informações verificadas no WhatsApp. Estamos felizes com mais essa contribuição para proteger a integridade do pleito brasileiro”, aponta Dario Durigan, diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Brasil.

Como funciona:

  • Para conversar com o Tira-Dúvidas do TSE, basta enviar um “oi” para o número +55 61 9637-1078 no WhatsApp, clicar no link https://wa.me/556196371078 ou apontar a câmera do celular para o QR Code abaixo.
  • No menu “Ver tópicos”, selecione a opção “Fato ou boato?” para consultar informações checadas.
  • Nesta opção é possível encontrar dicas para descobrir se uma informação sobre o processo eleitoral é verdadeira, consultar se um determinado conteúdo é fato ou boato, além de ficar por dentro das últimas notícias verificadas por checadores.
  • Ao selecionar “Fazer uma consulta”, basta enviar o assunto ou link relacionado ao processo eleitoral que você gostaria de pesquisar.
  • A inteligência artificial do chatbot então fará uma busca e trará conteúdos já checados relacionados ao tema pesquisado.
  • Se a busca não retornar nenhum resultado, em breve será possível se cadastrar para receber uma mensagem assim que um conteúdo checado sobre aquele assunto estiver disponível.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo