Maracaju 100 anos
DESTAQUESEVENTOSSAUDE

Tratamento para refluxo será apresentado em jantar científico em Campo Grande, nesta quinta

Anderson Costa

Médico endoscopista e cirurgião geral e do aparelho digestivo, Hugo Guedes é o palestrante convidado para um jantar científico que deve reunir parte da comunidade médica de Campo Grande (MS) nesta quinta, 9 de maio. Com atuação em Brasília, o especialista viaja à capital sul-mato-grossense para falar sobre  inovadoras técnicas cirúrgicas, entre elas um procedimento  minimamente invasivo para o tratamento de refluxo, mal que acomete cerca de 20% da população brasileira, segundo estimativas Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

Trata-se do TIF, do inglês Transoral Incisionless Funduplication, um procedimento feito com técnicas de endoscopia para a implantação de um dispositivo que corrige a disfunção anatômica que gera a Doença do Refluxo Gastroesofágico  (DRGE), libertando o paciente da dependência de medicamentos.

O procedimento já é feito nos Estados Unidos há mais de 20 anos para quadros crônicos e intensos da DRGE e, desde  2020, foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, para ser realizado entre os brasileiros.

O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e será realizado no Olivia Rooftop Eat & Drink para convidados. Durante a tarde, o evento contará também com a participação de Rodrigo dos Santos Guilherme,  especialista em produtos da Top Med,  que fará uma demonstração hand on do procedimento TIF com o uso do dispositivo médico Esophyx, em um manequim de treinamento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo