Brasil se consolida como maior exportador global na avicultura

No Dia do Avicultor, segmento aponta desafios e perspectivas

Grupo Sato

No dia 28 de agosto o Brasil celebra o Dia do Avicultor e da Avicultura, para relembrar os esforços dos agricultores que iniciaram a atividade no país. E realmente há muito o que comemorar: há anos o Brasil está consolidado como o maior exportador global de carne de frango, registrando recorde em 2021. Foram 4,6 milhões de toneladas, com alta de 9% comparado a 2020, de acordo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

As exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 2,828 milhões de toneladas nos sete primeiros meses de 2022, informa a ABPA. Em receita, houve aumento de 20,7%, com US$ 892 milhões neste ano, contra US$ 739,2 milhões em 2021. Os Emirados Árabes Unidos são líderes nas exportações de carne de frango do Brasil, com 37,8 mil toneladas exportadas em julho, número 11% superior ao alcançado no mesmo período de 2021.  A China, no segundo posto, importou 37,5 mil toneladas. Em terceiro lugar, a Árabia Saudita importou 37,2 mil toneladas.

No Mato Grosso do Sul, a Bello Alimentos se destaca no ramo, com uma média de abate de  320 mil aves por dia, num total de 70 toneladas de produtos sendo processados e comercializados diariamente. A empresa, que iniciou suas atividades em Itaquiraí, no interior do estado, hoje atua em Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Santa Catarina, sendo parceira do Grupo Pereira. Em Campo Grande, está presente em todas as unidades do Fort Atacadista e da rede de Supermercados Comper. “A atividade é rentável e possui diversas linhas de crédito, está entre os segmentos que mais crescem dentro do agronegócio”, afirma Edson Carlos Block, gerente da Bello Alimentos.

O ovo também tem parte significativa no aumento da avicultura no Brasil. “O ovo foi por muito tempo um grande vilão, mas hoje é sinônimo de saúde, afinal, é o segundo alimento mais completo do mundo, depois do leite materno”, lembra o presidente da Mantiqueira, Leandro Pinto.

As exportações de ovos (entre in natura e processados) aumentaram 21,1% no período de janeiro a maio de 2022, se comparado com o mesmo período do ano anterior, de acordo com a ABPA. Em receita, houve incremento de 59,3%, com US$ 11,1 milhões em 2022, contra US$ 7 milhões em 2021.

Há 62 anos em atividade, a cooperativa Camva conta com 170 colaboradores e mais de 1 milhão de aves em produção. “Temos desafios como o alto custo da matéria prima, custo da embalagem, e o principal: mão de obra”, enumera o diretor operacional, Alex Heijiro Esaki. Mas a empresa, que começou com um grupo de imigrantes japoneses, hoje prospera e é uma das líderes do segmento.

Para Hudson Oliveira, Diretor Comercial do Fort Atacadista, o consumo de frango e ovos ganhou aumento durante a pandemia de Covid-19. “São proteínas versáteis e mais baratas que carnes bovinas e suínas, então encontram preferência nos lares brasileiros”.

Para o futuro, as marcas estão investindo em sustentabilidade e selo verde, uma exigência de consumidores cada vez mais atentos à cada etapa da produção do que compram. A Mantiqueira, por exemplo, está lançando a  N.OVO, uma linha de produtos à base de plantas e 100% vegetal, enquanto a Camva vai expandir sua produção com galinhas criadas livres. “Sou otimista com o futuro e vejo o Brasil como um elefante amarrado em um pé de alface”, brinca Leandro, da Mantiqueira. “Na hora que ele decidir levantar e andar, ninguém será capaz de segurá-lo”.

Sobre o Grupo Pereira

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira celebra em 2022 seus 60 anos de história. Com 16 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal, o Grupo Pereira tem 97 unidades de negócio, sendo 27 lojas do Comper (rede de supermercados), 49 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), seis filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 12 lojas SempreFort (varejo farmacêutico) e dois postos de combustível. Completando o ecossistema de soluções para o cliente, também fazem parte dos negócios do Grupo Pereira o braço logístico Perlog e o de serviços financeiros Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 700 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.