Deputados cumprimentam Felipe Orro pela luta vitoriosa pró asfalto da BR-419



O anúncio feito na tarde desta quarta-feira (8) pelo governador André Puccinelli da pavimentação da rodovia BR-419 repercutiu na sessão desta quinta-feira (9) da Assembleia Legislativa. O deputado estadual Felipe Orro (PDT) usou a tribuna para agradecer ao governador e à presidenta Dilma Rousseff e foi felicitado por outros parlamentares que reconheceram nele um dos mais aguerridos defensores da obra.

“Estava com o governador André Puccinelli, ontem, na audiência com o ministro dos Transportes César Borges, quando ouvimos do ministro a garantia de que será aportado recurso federal para que a obra comece ainda neste ano e a intenção é inaugurá-la já no ano que vem”, disse o líder do PMDB na Assembleia, deputado estadual Eduardo Rocha.

“Quero cumprimentá-lo pela conquista e por sua luta, como representante de toda essa região. Quero parabenizar Vossa Excelência pelo empenho”, completou Eduardo Rocha.

O deputado Laerte Tetila, do PT, também aparteou o pronunciamento de Felipe Orro para cumprimentá-lo e aproveitou para lembrar da importância para a logística do Estado o asfaltamento da BR-419. Tetila frisou que a rodovia fará a interligação da região Norte com o Sudoeste, servindo de rota para escoamento da produção agrícola via porto de Porto Murtinho. A distância será mais curta em quase 200 quilômetros por essa via.

Já o deputado Paulo Corrêa (PR), que no momento presidia os trabalhos da Assembleia, frisou que a BR-419 é um antigo sonho de toda população de Aquidauana e Anastácio e que agora se concretiza. Parabenizando Felipe Orro pelo trabalho em defesa da obra, Paulo Corrêa disse que é testemunha de sua atuação nesse sentido, já tendo, inclusive, acompanhado o parlamentar em audiências até no Ministério dos Transportes para tratar do assunto.

A pavimentação da BR-419 – trecho de 233 quilômetros entre Aquidauana/Anastácio e Rio Verde – está orçada em R$ 409 milhões, conforme revelou o governador André Puccinelli. É uma obra com custo elevado devido às condições geográficas da região; a rodovia se estende exatamente pela separação entre o Alto e o Baixo Pantanal. O projeto executivo e até a licença ambiental já estão prontos, garante o governador. Só falta o aporte de recursos ao Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes) para a obra ter início.

“São projetos como esse que vão transformar Mato Grosso do Sul. É um sonho acalentado há anos que a gente vê se concretizar com muita emoção e esperança. Lembro que eu era guri, perguntei ao governador na época, meu tio José Fragelli, por que aquela era uma rodovia federal. Ele me explicou que havia feito assim – foi ele que abriu aquela rodovia – porque tinha a certeza que um dia seria posto dinheiro federal para fazer o asfalto. Ele tinha razão”, finalizou Orro.

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