Showtec2024
NOTÍCIAS

Genética Quarto de Milha é essencial para sucesso em prova equestre de apartação

Os esportes que envolvem o uso de cavalos estão conquistando cada dia mais adeptos no Brasil. Um desses esportes é a chamada prova de apartação, uma modalidade de trabalho que consiste em apartar uma só rês do rebanho e mantê-la afastada das demais, onde técnica e entrosamento entre cavaleiro e cavalo – geralmente da raça Quarto de Milha – é fundamental.

 

O juiz avalia, entre outros quesitos, a capacidade do cavalo de impedir o boi de retornar ao rebanho – o chamado “senso de gado” –, que é conquistado não só com treinamentos, mas também com determinadas linhagens genéticas existentes na raça.

 

Antonio Motta, criador de cavalos Quarto de Milha com genética voltada para apartação, sabe da importância que a linhagem tem sobre o desempenho do animal e que o investimento é fator preponderante para um bom resultado na prova.

 

“A apartação é a base para todas as outras provas que envolvem o cavalo de boi, e se você possuir um animal com aptidão para essa prova com certeza o resultado vai ser excelente. Eu mesmo investi em linhagens que estão se destacando no cenário do esporte no País e no mundo, e pretendo investir cada vez mais”, ressalta o criador.

 

Entre as éguas de Antonio que estão em evidência, Strawberry Bling já conquistou alguns importantes prêmios no Brasil. Ela é filha do famoso raçador e considerado maior garanhão Quarto de Milha de todos os tempos: High Brow Cat. Já em solo americano a estrela do Haras Motta é a égua Cats Little Pepto, que em sua campanha já conquistou mais de 71 mil dólares nas competições.

 

Uma da ideias do investidor é promover essa genética vencedora em provas de competição e difundi-la com demais criatórios no Brasil. “Nós  investimos visando também a melhoria da qualidade genética dos animais que aqui competem, promovendo não só o esporte mas principalmente os animais que, de fato, são merecedores de estarem no lugar mais alto do pódio”, finaliza.

 

Genética disponível em leilão

 

A segunda edição do Leilão Haras Motta será realizada no próximo dia 1.º de maio, às 20 horas, no Sindicato Rural de Amambay em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Na oportunidade, as éguas Strawberry Bling e Cats Little Pepto terão disponibilizados o ventre livre para acasalamento. O remate promete ofertar ainda outras importantes linhagens da raça Quarto de Milha, animais diferenciados e prontos para apartação e também laço comprido. Mais informações emwww.harasmotta.com/leilao.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo