Incubadora Tecnológica poderá ser instalada em Maracaju

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares ITCP-UFMS, é um projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul que presta serviços necessários para o início, desenvolvimento e/ou reciclagem de cooperativas ou grupos de trabalho associativo, denominados de Empreendimentos de Economia Solidária – EES.

É uma linha de extensão universitária que disponibiliza um núcleo básico interdisciplinar formado pelo quadro: docente, acadêmico e técnico, buscando assim, socializar o conhecimento da academia junto aos setores populares, para que consigam não só uma melhor inserção social no plano de trabalho como avançar na conquista da cidadania plena.

O eixo do projeto da ITCP-UFMS visa estimular a formação de empreendimentos de economia solidária no Estado de Mato Grosso do Sul, como forma de geração de trabalho e renda, desenvolvendo a prática autogestionária e o espírito empreendedor e apóia aos EES já existentes. Promove a capacitação de cooperados/empreendedores através de cursos de qualificação profissional continuada, também presta assessoria e acompanhamento nas áreas social, produtiva, educacional, saúde, jurídica, administrativa, de mercado, contabilidade, econômica e tecnológica.

A Coordenadora do Programa Mirian Areiro esteve ontem dia 25 em Maracaju onde fez a apresentação do programa ao prefeito municipal Maurílio Ferreira Azambuja e Secretária de Desenvolvimento Econômico Renata Azambuja Miranda, depois da apresentação a equipe do Programa e da Secretaria visitaram o Assentamento Valinhos, para mostrar aos assentados o programa suas vantagens, cerca de 70 famílias participaram da reunião,se a comunidade tiver interesse o programa será instalado no município.

Durante cinco anos serão feitos projetos experimentais para descobrir a aptidão das famílias nas linhas de Produção de Frango caipira pantaneiro Produção de Doces e Compotas, Panificadora Comunitária, produção de derivados do leite, Artesanato em Geral, depois de escolhido e em funcionamento que dura cinco anos até a formação das famílias o programa deixa por conta da comunidade a continuidade.

Mirian deu exemplos de municípios onde o programa está em pleno funcionamento e trazendo benefícios as famílias e principalmente facilidade de linhas de créditos.

O prefeito Maurílio Ferreira Falou da importância do programa pelo fator do ensinar a pesca, apoiar as comunidades é de fundamental importância mais deixar que caminhar sozinho é o correto, se for da vontade da comunidade o programa tem o apoio do município, disse o prefeito.