Maracaju entra na Campanha contra o HPV

A Campanha Nacional de combate ao HPV começa no dia 10 de março. A partir deste ano, a vacina que previne contra o câncer de colo de útero passa a ser incorporada no calendário de vacinação de meninas de 11 a 13 anos O Ministério da Saúde está incentivando secretarias estaduais e municipais de saúde a promover, em parceria com as secretarias de educação, a vacinação em escolas públicas e privadas.

 

A vacina contra HPV que será distribuída no SUS é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no país. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama.

 

Em Maracaju a campanha começa o dia 10 de março e termina no mês de abril. A campanha será nas escolas públicas e particulares, além disso também terá vacinação nos postos de saúde do Distrito de Vista Alegre, ESF da Margarida, ESF do Bairro Cambaraí, ESF Nestor Muzzi e Posto de Saúde Central. O objetivo segundo a Coordenadora Técnica de Imunização Cristina Paré, é atingir 80% das meninas na faixa etária de 11 a 13 anos, no município esse percentual corresponde a 1084 meninas. Ainda de acordo com Cristina, em Maracaju não é diferente dos demais municípios, ou seja, aqui também tem vítimas de câncer de colo de útero e esta é sem dúvidas a grande chance das meninas de hoje serem adultas de amanhã com saúde ou pelo menos com uma preocupação a menos, já que serão imunizadas, por isso ela faz um apelo as meninas, não deixem essa chance passar em branco, façam a vacina”. Orientou Cristina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here