Showtec2024
CULTURADESTAQUES

Na estreia em concurso italiano, Gioia Merlot D.O. Vale dos Vinhedos abocanha medalha de Ouro

Mcom Comunicação

Elaborado no Vale dos Vinhedos, única região do Brasil com Denominação de Origem, o vinho Gioia Merlot D.O.VV 2018, da Vinícola Aurora, fez sua estreia no Città del Vino e já arrebatou a medalha de Ouro no concurso italiano. Nesta edição, foram avaliadas 1,3 mil amostras, de oito países. O certame é um dos mais tradicionais do mundo.

Além da premiação no Città del Vino, desde seu lançamento em 2021, o tinto exibe em seu histórico o Ouro Duplo no argentino Internacional de Vinhos e Bebidas Espirituosas Vinus e o Ouro no canadense Sélections Mondiales des Vins. Com a nova distinção, a Vinícola Aurora alcança 809 premiações nacionais e internacionais, sendo 48 apenas neste ano.

Com garrafas numeradas e limitadas, o Gioia Merlot D.O. Vale dos Vinhedos faz parte da linha homônima, que traz no nome o significado da palavra alegria, em italiano. Além do vinho tinto, a marca conta com o espumante Gioia Sur Lie Nature Indicação de Procedência Pinto Bandeira 2016 no portfólio. Os produtos buscam a expressão máxima do terroir de cada local, elaborados exclusivamente em regiões brasileiras demarcadas com Indicações Geográficas.

O Gioia Merlot é o primeiro vinho nobre da Aurora, com 15% de teor alcoólico e 12 meses de passagem em barrica de carvalho francês. No aroma, é marcado por frutas como a cereja, além de notas como caramelo, cacau, café e baunilha.

De cor vermelha rubi intensa com traços violáceos, apresenta no olfato alta intensidade aromática, com expressivo caráter varietal da Merlot. Possui boa estrutura e taninos elegantes e aveludados.

Pelo ótimo equilíbrio entre o seu aspecto olfativo e gustativo, o Gioia Merlot D.O. Vale dos Vinhedos harmoniza com risoto ao funghi, farfalle ao molho de gorgonzola, queijos de massa dura e picanha grelhada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo