DESTAQUESGASTRONOMIA

Prato típico nordestino, tapioca está presente de norte a sul do Brasil

Grupo Sato

Tapioca ou beiju, como é tradicionalmente conhecida, essa iguaria é uma das tradições culinárias do Nordeste que ganhou a mesa dos brasileiros. Em todo o país, o prato está presente nos restaurantes e lares dos brasileiros, costume disseminado pelos mais 9 milhões e meio de nordestinos que ao longo dos anos migraram para todas as regiões da federação em busca de uma vida melhor. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 108 mil nordestinos vivem hoje em Mato Gross do Sul. A riqueza cultural trazida por esse povo é homenageada anualmente, no dia 8 de outubro, Dia do Nordestino.

Do mundo fitness a quem busca praticidade e saúde, os benefícios da tapioca vão além da busca por uma dieta equilibrada. “Ela facilita a digestão e é muito indicada para pacientes celíacos, por ser livre de glúten”, explica a Responsável Técnica em Nutrição, Anne Shirley Félix dos Santos da Silva, que atua no Fort Atacadista.

Os adeptos à alimentação saudável passaram a adotar a tapioca principalmente no café da manhã, em substituição de pães e bolos. “A dica é fazer um recheio que seja rico em nutrientes, com carne vermelha ou frango desfiado, ovos, queijos, e assim dar mais saciedade”, complementa Anne. Em muitas mesas brasileiras, a tapioca passou a ser também o prato principal de almoço ou jantar, além de ganhar versões para sobremesa. “Para uma receita saudável, dá para acrescentar farelos de chia, aveia e recheios de geleias de frutas naturais”.

Preparo da Tapioca

Espalhe a tapioca, de preferência com uma peneira para a massa ficar uniforme, diretamente em uma frigideira. Não é preciso untar a frigideira. Cuide para que não grude ou queime no fundo com ajuda de uma espátula. Não mexa muito. O segredo é deixar que ela tome forma para depois virar e colocar o recheio e, então, fechar.

Tapioca de patê de frango com iogurte natural

Ingredientes para o recheio

1 peito de frango (100g) grelhado com pouco sal

1/2 pote de iogurte natural

Temperos naturais a gosto (orégano e manjericão)

Modo de preparo

Faça um patê de frango usando iogurte natural no lugar da maionese, deixando a receita mais leve e proteica. Use temperos naturais, como orégano e manjericão, à vontade. Coloque o recheio na massa e feche a tapioca.

Tapioca de maçã com canela e chia

Ingredientes para o recheio

1 maçã

1 colher (chá) cheia de açúcar mascavo

Canela em pó à gosto

½ colher (sopa) de semente de chia

Modo de preparo

Misture a maçã com o açúcar e a canela. Leve ao micro-ondas por 3 minutos. Acrescente a chia e reserve. Prepare a tapioca, coloque o recheio e sirva.

Onde encontrar – Nas lojas do Fort Atacadista os consumidores encontram todos os ingredientes para fazer os mais variados tipos de tapioca em casa. Em Mato Grosso do Sul a rede de atacarejo do Grupo Pereira, possui nove lojas nos seguintes endereços:

Loja Cafezais — Av. dos Cafezais, 01 — Jardim Centro Oeste

Loja Coronel Antonino — Rua São Borja, 586 — Vila Rica

Loja Getúlio Vargas — Av. Pres. Vargas, 1336 — Papa João Paulo II

Loja Guanandi — Av. Pres. Ernesto Geisel, 501 — Jardim Jacy

Loja Parati — Rua da Divisão, 1208

Loja Shopping Norte Sul Plaza — Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300

Loja Tiradentes — Rua Antônio Bicudo, 112 — Jardim São Lourenço

Loja Três Barras — Av. Três Barras, nº 1499 Bairro Vilas Boas

Loja União — Rua Petrópolis, nº 1080 — bairro União

Sobre o Fort Atacadista

Criada em 1999, com a abertura de sua primeira unidade na cidade de Joinville, em Santa Catarina, a rede Fort Atacadista é a bandeira de atacarejo do Grupo Pereira, um dos maiores varejistas de alimentos do Brasil. Com 51 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e no Distrito Federal, o Fort Atacadista se destaca pelos preços competitivos, pela excelência em produtos perecíveis e pela arquitetura moderna de suas lojas, que oferece layout planejado para facilitar a jornada de compra do cliente, além das facilidades de pagamento e benefícios oferecidos pelo Vuon Card, cartão de crédito próprio do grupo.

Fundado em 1962, em Santa Catarina, o Grupo Pereira é detentor ainda de redes de varejo alimentar, atacado de distribuição, farmácias e dois postos de combustível, além do braço financeiro Vuon e de logística Perlog. Com mais de 16 mil colaboradores, está presente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Saiba mais em fortatacadista.com.br e grpereira.com.br.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo