Saiba quais são os alimentos que ajudam no período pós-operatório

WSI

Uma alimentação equilibrada, além do uso da medicação indicada pelo médico e do descanso, auxilia no processo de recuperação posterior a uma cirurgia. Dentre outros cuidados, o jejum pós-operatório é importante e deve ser seguido adequadamente, conforme as indicações do médico.

Tempo recomendado

Jejum pós-operatório compreende o tempo que vai do final do procedimento cirúrgico até o início da dieta. A indicação desse período faz parte dos cuidados necessários até que ocorra a eliminação de gases e fezes. Dependendo do tipo da intervenção, há variação da pausa. Em alguns casos, quando o paciente tem alta no mesmo dia, ele pode retomar sua alimentação em pouco tempo; em outros, são necessárias duas horas ou mais de jejum.

Já o jejum pré-operatório é o período sem ingestão de comida ou bebida, antes da cirurgia, que pode variar de seis a 12 horas. Ele é exigido quando o procedimento é realizado com anestesia, o que pode levar a uma diminuição dos reflexos e da capacidade do paciente reagir caso algum alimento que esteja no estômago reflua para a boca, o que aumenta o risco de sufocamento. Por isso é ideal seguir as ordens do médico.

Jejum pós-operatório

Focar em alimentos saudáveis, evitar comidas multiprocessadas, gordurosas e o excesso de açúcar são alertas que devem ser respeitados para que o organismo se restabeleça de modo resistente após a cirurgia. Depois de cumprido o jejum pós-operatório, recomenda-se uma alimentação saudável. Confira algumas dicas:

  • Carnes magras: não é recomendado consumir carnes gordurosas ou de difícil digestão. O ideal é optar por filé de peito de frango, cortes bovinos sem excesso de gordura e peixes, pois a proteína contribui para o processo de cicatrização;
  • Frutas: colaboram bastante para a reabilitação do organismo posteriormente à intervenção, pois possuem água, o que favorece a hidratação. Além disso, contêm vitaminas e colágeno;
  • Líquidos: ingerir água auxilia no funcionamento correto do organismo, principalmente após uma cirurgia. Quando o corpo está hidratado, diminuem o inchaço e os hematomas causados pelo procedimento;
  • Sucos naturais: recomendados por conter vitaminas. Suco de frutas como abacaxi, melão e melancia, por exemplo, são leves e diuréticos.
  • Vegetais: alimentos leves, como cenoura, tomate, batata, entre outros, devem ser consumidos, pois são nutritivos e contribuem de forma positiva para a saúde do paciente.

Recomendações do jejum pós-operatório

Depois de uma intervenção, o paciente fica com o sistema imunológico mais debilitado e predisposto a outros problemas. Assim sendo, a cautela deve ser ainda maior para que haja uma recuperação bem-sucedida. Um pós-operatório bem-feito evitará infecções ou complicações.

É preciso permanecer em repouso e não exagerar nos movimentos nos primeiros dias após o procedimento. Dependendo da cirurgia realizada, a recuperação pode levar semanas. E é imprescindível cumprir todas as indicações, inclusive no período do jejum pós-operatório, onde o intestino trabalha mais devagar e exige alimentos leves para se manter regulado.

Muito importante conversar com o especialista a respeito dos cuidados com a alimentação, inclusive sobre o jejum pós-operatório e pré-operatório para todos os tipos de cirurgias, como: rinoplastia, lipoaspiração, mamoplastia redutora, entre outras. Seguindo as recomendações, é possível ter uma recuperação mais saudável e assertiva.