Showtec2024
MARACAJU

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente traçou metas para 2015

A equipe da SEDEMA- Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente reuniu-se no último dia (02) para tratar do Plano de Trabalho 2015 onde foi exposto um balanço das ações realizaras em 2014 e os projetos e suas etapas para 2015.

 

Estiveram presentes na reunião: Renata Azambuja Silva Miranda, Secretária Mun. de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; Ligia Romero, Diretora do Departamento Administrativo; Ednilson Lopes da Silva, Coordenador de Políticas Ambientais; Eloar Castelaci, Diretor de Departamento Agropecuário; Andrea Viecelli, Veterinária do SIMM (Serviço de Inspeção Municipal de Maracaju); Tiago, Veterinário do SIMM (Serviço de Inspeção Municipal de Maracaju), Mariana Morales Marques Quadros, Diretora do departamento de Indústria, Comércio e Serviços e Agente de Desenvolvimento do Município.

 

Agricultura Familiar

 

De início foi realizada a apresentação dos projetos desenvolvidos na Comunidade Quilombola e Assentamentos durante o ano de 2014 e que estas ações (cursos capacitações) terão continuidade para os produtores da agricultura familiar e também assistência técnica com acompanhamento de um engenheiro agrônomo do SEBRAE como vem sendo feito há dois anos. Os projetos do Laticínio de Vista Alegre, projeto da cozinha industrial do Quilombo, vinda do projeto da UFMS para o PA Santa Guilhermina, equipamentos do projeto do Deputado João Grandão ficarão sobre a coordenação de Eloar Castelaci, bem como a fiscalização das obras na Escola Agrícola com o projeto da EFAR e da Feira Municipal da Agricultura Familiar em parceria com a AGRAER.  

 

Meio Ambiente

 

O Diretor de Departamento Agropecuário, Eloar Castelaci solicitou ao departamento do Meio Ambiente que sejam incluídas palestras ambientais nos assentamentos e quilombolas na programação do ano seguinte.

 

Foram apresentados também como serão desenvolvidos o projeto de coleta seletiva no município, que ocorrerá por meio de palestras de conscientização, envolvimento da comunidade escolar, instalação dos pontos de coleta seletiva e a parceria com a Associação de Catadores de Material Reciclável. Para auxiliar o desenvolvimento da associação de catadores será buscada uma parceria com a Assistência Social e com a UEMS para ajudá-los com a parte administrativa.

 

Para conseguir recursos para melhoramento da associação, será montado um projeto para ser apresentado em editais de captação de recursos, em parceria com o Departamento de Indústria, Comércio e Serviços que ficará responsável por avisar quando houver editais abertos.

 

O Ednilson colocou em pauta a situação da aplicação do ICMS Ecológico no município e a Renata irá solicitar os relatórios do Fundo Municipal de Meio Ambiente ao Sr. Nelson, para que o valor seja usado em melhorias no departamento de meio ambiente, como a compra de equipamentos de análise, manutenção do veiculo e contratação de um engenheiro agrônomo para a realização de vistorias para a emissão das licenças ambientais e criação de unidades de conservação. Ainda foi viabilizada a implantação do Plano de Arborização Municipal, com a continuidade dos projetos Adote uma árvore, projeto de plantas medicinais em parceria com a UEMS, a criação do Selo Verde para certificar as empresas que atendem todas as normas ambientais e a parceria com outras faculdades que possuam cursos na área ambiental para estágios nos projetos de 2015.

 

Inspeção

 

Andréa Viecelli e Tiago ambos Veterinários do SIMM (falaram como foram os cursos que aconteceram neste ano para as empresas que manipulam alimentos e que será dada continuidade a este trabalha por meio de cursos, consultorias, workshops e reuniões com os empresários, também será renovada as parcerias com a VISA, MAPA, IAGRO e DECON para a realização de trabalhos de combate a clandestinidade de produtos de origem animal . Os programas SIMPAF e da Lingüiça de Maracaju passarão por uma reorganização e adequação dos produtores, em como a adequação das leis dos mesmos.

 

Para a adequação ao SISBI ficou determinado que até o fim de Janeiro de 2015 todas as exigências solicitadas na última vistoria deverão estar adequadas para que seja solicitada uma nova visita ao município e os servidores do SIMM devem estar passando por capacitações constantes ao longo do ano.

 

Indústria e Comércio

 

A Diretora do Departamento de Indústria, Comércio e Serviços e Agente de Desenvolvimento do Município, Mariana Quadros, expôs a necessidade da adequação da Lei Geral Municipal devido a mudanças promovidas pela LC nº147/2014, a criação do Comitê Gestor Municipal e a abertura da Sala do Empreendedor até o fim de 2015. Informou que haverá novas capacitações via SEBRAE e que irá solicitar uma capacitação para o SEBRAE/Dourados para o atendimento ao MEI. Em parceria com o Departamento Agropecuário irá agendar visitas técnicas a projetos de apoio a agricultura familiar de outros municípios. Será realizado um levantamento da necessidade dos empresários e produtores rurais de Maracaju e Vista Alegre. Para atender o MEI será mantida a formalização, cursos e eventos destinados a eles, bem como o levantamento das licitações destinadas aos MEIs e MPEs.  

 

A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Renata Azambuja Miranda Silva, agradeceu a equipe pelo empenho e trabalho que vem sendo desenvolvido. “Neste ano de 2014 concluímos várias ações importantes para o desenvolvimento do município, pois nosso papel é dar condições e incentivo nos projetos de agricultura familiar, meio ambiente e comércio. As ações continuam em 2015 e conto com cada um de vocês.” Concluiu Renata.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo