Vinhos nacionais e importados são apresentados aos douradenses

Dourados tem noite de massas e queijos, para harmonizar com rótulos da recém-inaugurada adega dos Supermercados Comper

Renata Galeano – Fotos: Charles Aparecido

A noite chuvosa de quinta-feira teve um aroma especial para os convidados do Supermercados Comper de Dourados. Aroma e sabor, mais especificamente. É que esta foi a data escolhida pelo supermercado para apresentação da adega climatizada, um dos grandes diferenciais do grupo em Mato Grosso do Sul. Esta é a primeira adega entregue pelo Comper em Dourados e a 12ª no estado.

O anfitrião da noite foi o sommelier do Comper, Charles de Carvalho, que apresentou cinco vinhos nacionais e importados a um público seleto, formado por convidados e apreciadores da bebida. “Com certeza a nossa grande novidade para 2023 é a adega climatizada em Dourados, que mais do que rótulos disponíveis para o consumidor, oferece uma experiência na degustação e escolha do melhor vinho para cada ocasião”, destacou o especialista, ao lembrar que a adega conta com consultores de vinho, que ajudam e orientam o cliente na melhor escolha.

Durante o evento, o sommelier lembrou da mudança de comportamento do consumidor nos últimos anos, especialmente devido à pandemia de Covid-19. O consumo per capita de vinho no Brasil, que sempre esteve abaixo de dois litros/ano, alcançou na pandemia 2,75 litros por habitante. Para ele, a mudança é resultado do distanciamento social e da substituição dos restaurantes pelas refeições em família. “É um aumento expressivo, mas muito distante de Portugal, por exemplo, onde o consumo anual per capita chega a 50 litros. É ainda uma questão cultural, mas que vem mudando com o passar dos anos”, acrescenta.

Em Dourados, são pelo menos 650 rótulos de vinhos nacionais, importados e espumantes de 13 países diferentes. Todas as garrafas são conservadas em temperatura de 17 °C. Tudo para que, no momento da compra, o produto já esteja pronto para o consumo.

Wine Station

Outra grande novidade do Comper Dourados é o Wine Station, uma verdadeira estação de vinhos, onde podem ser oferecidos oito rótulos diferentes, para degustação do consumidor. A estação deverá ser disponibilizada em breve na unidade. “Quando inauguramos a primeira adega em Mato Grosso do Sul, muitos homens diziam que acompanhariam as mulheres ao supermercado e, enquanto elas faziam as compras, aproveitariam para tomar vinho. No entanto, com o passar dos anos, o que percebemos é exatamente o oposto: os homens atendem a lista de compras enquanto as esposas aproveitam a adega com as amigas”, destacou Charles de Carvalho, evidenciando o sucesso da estação em todos os locais onde é implantada. Na Wine Station, a bebida é armazenada sempre na temperatura de 3 °C, atendendo ao hábito brasileiro de consumir a bebida gelada, especialmente devido ao clima quente.

Consumo de vinho no Brasil

Um levantamento da Wine Intelligence, que analisa o setor vitivinícola no mundo, indica que o número de consumidores de vinho no Brasil dobrou em uma década. Conforme a pesquisa, o consumo mensal de vinho em território brasileiro chegou a 36% da população adulta — assemelhando-se aos números do mercado norte-americano. Em 2010, o percentual de consumidores era a metade.

A pesquisa ainda revela que a preferência pela bebida feita a partir da uva ganhou destaque durante a pandemia: o Brasil saltou 12 posições e atingiu a 14ª colocação como mercado de vinho mais atraente em 2021, com 50 milhões de consumidores regulares da bebida. O consumo também é crescente em Mato Grosso do Sul. Nos últimos dois anos, foram 400 mil garrafas vendidas nas 12 adegas do Comper no estado.

Sobre o Supermercado Comper

A rede de supermercados e hipermercados Comper, que faz parte do Grupo Pereira, um dos maiores varejistas de alimentos do Brasil, existe há 50 anos. A primeira loja foi aberta na cidade de Itajaí, Santa Catarina, em 1972. Hoje são 29 unidades nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e no Distrito Federal. A rede foi uma das pioneiras no País a abrir unidades com funcionamento 24 horas e tem como diferenciais lojas amplas e bem localizadas, excelência em produtos perecíveis, vasto sortimento – mais de 800 produtos exclusivos –, além das facilidades de pagamento e benefícios oferecidos pelo Vuon Card, cartão de crédito próprio do Grupo Pereira.

Fundado em 1962, em Santa Catarina, o Grupo Pereira é detentor ainda de redes de atacarejo, atacado de distribuição, farmácias e um posto de combustível, além do braço financeiro Vuon e de logística Perlog. Com mais de 16 mil colaboradores, está presente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Saiba mais em comper.com.br e grpereira.com.br.